Friday, October 4, 2013

Coleção 2013, Jukebox #1

A série Jukebox, lançada para substituir a finada Cars of the Decades, traz modelos bem conhecidos com pinturas temáticas de vários estilos musicais. A série terá 32 modelos divididos em oito estilos musicais, no caso Delta Blues, Disco, Swing, New Wave, Rock n' Roll, Grunge, Soul e Hip Hop, sendo que os quatro modelos que integram cada um dos estilos estarão divididos pela época em que os modelos reais foram lançados (um caso de raro acerto da Mattel), justamente a época em que cada tipo de música estava na moda. Confira o primeiro lote dessa série que milagrosamente está chegando a Belém e que foi incorporada à coleção:

Custom '41 Willys Coupe 2013 Jukebox #5
Um dos últimos projetos de Larry Wood antes de ser aposentar, este modelo foi lançado na mainline de 2009. Tem mais três participações na linha básica (2010 com variação exclusiva para a Kmart, 2011 com duas variações exclusivas para a Walmart, e 2012, quando foi um dos T-Hunts). Tem apenas duas séries especiais no currículo: a Holiday Rods em 2009 (veja uma de suas lindas variações aqui) e na Boulevard em 2012 (também com uma linda variação, veja ela aqui). Ele reproduz uma customização muito comum feita por entusiastas de hot rods na versão coupe do Willys 1941, produzido entre 1937 e 1942. Equipado com um motor quatro cilindros de 2,4 litros e 66 hp, a partir de 1941 passou a ser chamado de Americar, seguindo o apelo patriótico dos Estados Unidos às vésperas da II Guerra Mundial. Com a entrada do país no conflito, a produção de modelos civis foi suspensa para atender ao esforço de guerra (foi nesse momento que a Willys passou a produzir o Jeep). Com o fim da guerra em 1945, a empresa resolveu renovar seus produtos, o que decretou  fim do Americar. A partir de então, os constantes problemas de seu motor, a falta de peças de reposição e de assistência por parte da Willys tornaram o Americar o alvo perfeito para o então nascente movimento hot rod. O carro se tornou tão popular, que hoje é praticamente impossível encontrar um Americar original.
'34 Ford Sedan Delivery 2013 Jukebox Series #1
A trajetória deste projeto de Larry Wood dentro da linha Hot Wheels começa em 2004, quando foi lançado na série Affinity. A partir de então só teve variações em séries especiais: primeiro no set Larry's Wood 35th Anniversary (2004), depois na Delivery e Slick Rides (ambas de 2010). Foi também modelo exclusivo de convenções (2004 e 2005) e teve uma única participação na linha básica, em 2009 e logo como T-Hunt. Ele reproduz a versão sedan delivery, uma das quatorze opções de carroceria do Ford Modelo B que, pesquisando, finalmente consegui descobrir a diferença com as "panel deliveries" tão famosas na Hot Wheels: a primeira é, tal como o modelo acima, um sedan das portas para a frente enquanto as "panel" são veículos utilitários mesmo. Equipada com uma porta traseira (o que forçou o estepe a ser deslocado para um dos para-lamas dianteiros, detalhe que não está presente na versão Hot Wheels), o sedan delivery podia ser equipado com o motor quatro cilindros de 3,2 litros e 50 hp como, a partir de 1934, com a versão mais potente do V8 de 3,6 litros que passou de 65 hp para 85 hp. Foram produzidas 9000 unidades da versão sedan delivery em 1934.
'67 Pontiac GTO 2013 Jukebox Series #13
Clássico projetado por Mark Jones e lançado em 1997 no set 30th Anniversary of '67 Muscle Cars. O interessante é que ele só faria sua estreia na mainline em 2000, já que as variações anteriores foram promocionais (1997 e 1998) e em sets exclusivos (1997 e 1998). Esse é mais um que, se eu pudesse, teria todas as variações já lançadas na minha coleção. Considerado por muitos como sendo o primeiro muscle car genuíno, o GTO faz parte de uma geração de carros lançados em 1967 (o GTO já existia desde 1964, mas apenas como uma versão do Tempest) que mudaram os rumos da indústria automobilística norte-americana por pelo menos uma década. Só para se ter uma ideia, foi justamente nesse ano que a Ford lançou a segunda geração do Mustang e a Shelby equipou o Cobra com o V8 427. Produzido em três versões (hardtop, conversível e sports coupe), o GTO trazia importantes mudanças, tanto estéticas (foi nesse ano que surgiu uma das marcas registradas do modelo, a grade frontal em forma de elo de corrente) como mecânicas com modificações no motor, que passou de 6,4 para 6,6 litros de capacidade. Sua versão mais "braba", chamada de High Output, vinha equipada com um carburador quádruplo que fazia com que sua potência chegasse a 360 hp.
Honda Civic Si 2013 Jukebox Series #29
Ao pesquisar anteriormente sobre esse Hot Wheels (veja sua tag), encontrei uma descrição no Hot Wheels Wikia que afirmava que esse modelo tinha sido criado por Dave Martis para a revista Super Street Magazine e que, mais tarde, foi transformada em Hot Wheels por Alec Tam e decorada por Eric Tscherne. Podemos dizer que descrição está meio certa, vejamos o porque. Em 1999 a Honda criou o Civic Si Challenge, no qual foram distribuídos 10 mil dólares a quatro revistas especializadas (Motor Trend, Super Street, Sport Compact Car e uma quarta eu não descobri o nome) para customizar o novo Si, processo que deveria ser documentado e devidamente publicado em suas páginas ao longo do concurso. O projeto vencedor foi justamente o da Super Street (veja uma descrição dele em inglês aqui e fotos do carro real na SEMA de 2011 aqui). Pelo que pude apurar, é aqui que aparece a figura de Dave Martis, na verdade trabalhando na versão 1/18 deste carro (veja ela aqui), lançada em 2000, ou seja, antes da versão 1/64, que foi lançada em 2001 (veja ela aqui).
'95 Camaro Convertible 2013 Jukebox Series #25
Lindo projeto de Larry Wood lançado na mainline de 1995 e que já apareceu por aqui (clique na tag deste modelo para ver as variações anteriores). Como anteriormente já descrevi suas variações e as características do modelo real, vou me concentrar sobre o grande momento vivido por esse carro, ou seja, quando foi escolhido para ser o pace car da edição de 1993 das 500 Milhas de Indianápolis, tornando-se assim o primeiro carro a ter essa honra por quatro vezes (as outras vezes em que o Camaro assumiu esse papel aconteceram em 1967, 1969, 1983 e, posteriormente, em 2009, 2010 e 2011). Esse carro (veja ele aqui) era um modelo Z28 da recém-lançada quarta geração do Camaro (1993-2002) equipado com motor V8 de 5,7 litros e 275 hp. Porém, a Chevrolet o equipou com a transmissão automática de quatro velocidades do Corvette além de diversos equipamentos de segurança. Um pouco depois, foi lançada uma edição especial chamada Camaro Z28 Indy, da qual foram produzidas apenas 675 unidades, que reproduzia o pace car.
'56 Flashsider 2013 Jukebox Series #9
Esse modelo prova o quanto a Mattel pode estragar um Hot Wheels! Baseada na linda Flashsider (na verdade uma versão customizada da pickup Task Force) projetada por Larry Wood e lançada em 2002  veja ela aqui), surgiu essa horrorosa versão bigfoot em 2010, dentro da sub-série de uma sub-série da mainline chamada Race World. Para piorar, "isso" ainda tem uma participação na linha básica em 2011. Horrível.

0 comments:

Post a Comment