Monday, September 30, 2013

Coleção 2013, Mainline #19

E o lotão de mainliners continua. E ele ainda não tem prazo para terminar... Ele tem como destaques mais um Purple Passion para a coleção e os lindos (lindos mesmo!) BMW, NSX, Celica, Skyline, Challenger e Ranchero. Além disso, chegam mais dois protótipos cujo maior destaque é o excelente HW Pursuit. Deles o mais "batido" e o Lotus, mas que tem seu valor. Vamos aos modelos:

Purple Passion 2013 HW Showroom - American Turbo
Segunda variação da mainline de 2013 deste clássico criado por Larry Wood com base no Mercury Eight e lançado na linha básica em 1990. Você sabia que entre suas inúmeras variações, o Purple Passion teve algumas com nome diferente? Entre elas eu destaco uma chamada Ruby Red Passion, lançada em 1992 dentro de uma série especial chamada Limited Cards (veja ela aqui). Ainda para este ano o Purple Passion tem uma linda variação exclusiva na série ZAMAC, exclusiva das lojas Walmart. Espero que a Fire Wheels a coloque à venda...
HW Pursuit 2013 HW City - Rescue
Excelente lançamento de 2013, o HW Pursuit é mais um protótipo de carros de polícia do futuro que de tempos em tempos aparecem na Hot Wheels como, por exemplo, o Rogue Hog de 2007 (veja ele aqui) e o Speed Trap de 2011 (veja ele aqui). Com ainda uma variação para aparecer, a principal característica desse modelo é o fato dele ser movido a turbina.
Nissan Skyline GT-R (R34) 2013 HW Showroom - Asphalt Assault
Lindo projeto de Phil Riehlman lançado na mainline de 2010 e que, surpreendentemente, só tem mais as três variações de 2013, sendo uma da ZAMAC, exclusividade da Walmart. Esse modelo reproduz a quinta geração (1999-2002) da versão GT-R de um dos maiores esportivos japoneses de todos os tempos, o Skyline. Bem remodelada com relação à geração anterior (R33), o R34 reproduzido acima seria um Z-Tune, versão criada pela NISMO (preparadora oficial da Nissan) se destacava por ser equipado com um motor seis cilindros em linha de 2,8 litros e 368 hp bi-turbinado, além da habitual tração integral e transmissão manual de seis velocidades. Essa combinação garantia ao R34 ir de 0-100 km/h em 4 segundos e alcançar uma velocidade final de mais de 300 km/h. Apenas 20 desses carros foram produzidos.
'92 BMW M3 2013 HW Showroom - All Stars
Segunda variação para a mainline deste lindo modelo lançado ano passado na Racing Series que eu, infelizmente, não vi nem a cor. Ele reproduz o modelo E30 M3, lançado pela BMW em 1986 com a clara intenção de obter homologação para competir em campeonatos de turismo. Na época, esse processo exigia que a versão de corrida tivesse semelhança aerodinâmica com a versão de rua, motores com a mesma capacidade e pelo menos 5000 unidades produzidas. Elas vinham equipada com um motor básico de quatro cilindros de 2,3 litros e 192 hp, porém houveram versões com 217 (EVO2) e 235 hp (Sport Evolution) e tinham como diferenciais com relação à Série 3 "normal", modificações aerodinâmicas, suspensão e freios esportivos e transmissão com relações de marcha otimizadas. O interessante dessa versão Hot Wheels é que ela vem equipada com a "gaiola" interna para proteger o piloto, o que atesta que essa seria uma versão de competição, provavelmente de turismo.
'12 Acura NSX Concept 013 HW Showroom - Asphalt Assault
Um dos lançamentos de 2013 que provam que quando a Mattel quer, ela faz bem feito. Inclusive na escolha das rodas, que para mim ficaram ótimas. O modelo acima reproduz o carro-conceito apresentado no Salão de Detroit em 2012 com a proposta de ser a nova geração de um dos maiores esportivos japoneses de todos os tempos, o Honda NSX (a Acura, como se sabe, é a divisão da Honda nos Estados Unidos). Tal como o original, que inovou ao ser lançado em 1990 com sua carroceria em alumínio e o motor V6 VTEC, o novo NSX promete muito ao trazer uma motorização híbrida, composta por dois motores elétricos que movem o eixo dianteiro e um motor V6 a gasolina que, auxiliado por mais um motor elétrico, move o eixo traseiro. A montadora anunciou que o conjunto gerará cerca de 400 hp, mas especialistas acreditam que seja mais. Completa o pacote o novo sistema de tração SHAWD (Super Handling All-Wheel Drive, ou tração integral super dirigível). A produção do novo NSX está prevista para começar em 2015.
'70 Toyota Celica 2013 HW City - Street Power
Mais um lançamento de 2013, este clássico japonês foi, para variar, projetado por Jun Imai, o que deixou o pessoal do Japanese Nostalgic Car dando pulos de alegria. Ainda segundo o site (veja a matéria original, em inglês, aqui), essa sua segunda variação ganhou esse tom amarelo porque Imai quis homenagear um dos editores do JNC que tem um modelo igual. Mais jabá impossível! Pelo encontrei um igual ao modelo acima no Toyota Automobile Museum (veja aqui), justamente da primeira geração do Celica (1970-1977), considerado o primeiro carro esportivo japonês ao inovar com carroceria coupe de duas portas, quebrando a hegemonia dos sedans até então produzidos. Entre as várias opções de motorização, havia o quatro cilindros 2T de 2 litros que, quando equipado com carburação dupla, chegava a 105 hp.
Time Tracker 2013 HW Stunt - Road Rally
Protótipo interessante que é novidade deste ano, apesar de sua carroceria ser feita de plástico. Haverá ainda uma segunda variação vermelha que, pelas fotos, é mais bonita que essa. Segundo o Hot Wheels Wikia, foi projetado por Leeway Chang que, até pouco tempo atrás, apenas decorava os modelos. Levando-se em consideração o costume dos projetistas da Hot Wheels de decorar alguns modelos com "easter eggs" (ex.: nomes escondidos por trás de logos ou datas de aniversário em números de corrida), me intrigou ver os nomes Imai e Manson na carroceria, sendo o primeiro uma clara referência ao projetista Jun Imai, enquanto o segundo eu não sei de quem se trata. Enfim, seu estilo lembra aqueles super-carros criados para participar da célebre subida do monte Pikes Peak, alguns com mais de 1000 hp e capacidade de alcançar quase 300 km/h.
'71 Dodge Challenger 2013 HW Showroom - Then and Now
Lindo modelo lançado em 2011 e que aparece em sua primeira variação na melhor sacada da Mattel para a mainline de 2013, a sub-série Then and Now que reúne diferentes gerações de um mesmo modelo com a mesma decoração, no caso acima, o "par" será o '08 Challenger SRT8. O estranho é que o '71 terá mais uma variação preta, enquanto o '08 só terá mesmo a amarela. Enfim, este modelo possui mais uma participação na linha básica em 2012, inclusive com uma variação Superized, e duas em séries especiais, ambas em 2011, no caso na Mystery Models e uma lindíssima (que já entrou para a lista dos procurados) na Garage. Ele reproduz o modelo esportivo R/T (Rapid/Transit) da primeira geração do Challenger (1970-1974), que vinha equipado com transmissão manual de três velocidades e uma grande quantidade de motorizações, que iam da básica, composta pelo V8 Magnum de 6,2 litros e 335 hp, até a mais "braba", com o V8 Hemi de 7 litros e 425 hp. Equipado com esta última versão, o Challenger alcançava de 0-100 km/h em 5,9 segundos e a uma velocidade máxima de 191 km/h.
'72 Ford Ranchero 2013 HW Showroom - Hot Trucks
Modelo que faz sua estreia em grande estilo na mainline, pois possui ainda uma variação Superized que eu não vi nem a cor do pneu. Até então foi um modelo de séries especiais, pois foi lançado em 2009 na  Classics e teve participações na Holiday Rods (2010), Slick Rides (2010), Garage (2011) e Nostalgia (2012) antes de aparecer na linha básica. Na minha opinião é supervalorizado por alguns colecionadores, pois não veja nada de mais nele. Enfim, ele reproduz a sexta geração (1972-1976) do Ranchero, coupé utilitário criado a partir de uma station wagon duas portas. Ou seja, ele não é uma pickup. Em 1972, o carro passou por várias modificações, principalmente na carroceria cujo estilo se tornou mais "pesado", principalmente com a adoção de uma nova grade dianteira. Entre as opções de motorização estavam o V8 429, de 7 litros e 345 hp.
Lotus M250 2013 HW Showroom - All Stars
Segunda variação deste projeto de Mark Jones para 2013, marcando seu retorno à mainline depois de 11 anos. O estranho nesse hiato é que a variação de 2002 foi um dos T-Hunts daquele ano. Enfim, ele teve outras variações nesse período, que incluem pistas (2004, 2005 e 2006), 5-packs (2005), 10-packs (2010) e a linda na HW Seasonal (2007). Ele reproduz um projeto da Lotus de um carro que ficasse entre o Elise e o Esprit e que seria equipado com um motor V6 de 3 litros e 250 hp montado na posição central, daí sua denominação. O diferencial do carro seria o uso de alguns itens de conforto como, por exemplo ar-condicionado, travas e vidros elétricos, itens que normalmente a Lotus não usava a fim de reduzir o peso de seus modelos. Apesar da montadora tê-lo considerado como pouco atrativo para o mercado e nunca tê-lo produzido, sua concepção foi resgatada em outros modelos da marca como o Exige e o Europa. 

0 comments:

Post a Comment