Monday, September 16, 2013

Coleção 2013, Mainline #18

Segunda parte do lotão de mainliners acumulados na garagem enquanto rolava o Intensivão que tem como destaques a estreia de três novos modelos na linha básica, no caso o Barracuda (que só consegui em Marabá, pois em Belém não o encontrei), a pickup da Toyota e o protótipo Quik 'n Silk; depois, entre os retornados à mainline estão o Shoe Box, o Boss 351, o Scirocco e o Stingray; por fim as figurinhas carimbadas, o Charger (sempre bem vindo), o S2000 (praticamente igual ao do ano passado) e o GSX (lindo). Aproveite:  

'68 Plymouth Barracuda Formula S 2013 HW Showroom - Muscle Mania
Primeira variação deste bonito lançamento de 2013, apesar de não ter achado que o roxo não combinou muito com os adesivos. A segunda variação, que será laranja, é bem mais bonita. Ele reproduz a segunda geração do Barracuda (1967-1969) mais precisamente, tal como o seu nome indica, o modelo equipado com pacote de desempenho Formula S que, em 1968, teve uma novidade: a opção por um exclusivo V8 383 de de 6,3 litros e 300 hp capaz de levar o carro de 0-100 km/h em 7 segundos (a motorização básica era composta pelo V8 273, de 4,5 litros e 180 hp) que poderia ser equipado por duas versões de câmbio, manual de 4 e automático de 3 velocidades. Quando equipado com o 383, o pacote incluía freios à disco dianteiros, rodas de alumínio e falsos scoops no capô.
'87 Toyota Pickup Truck 2013 HW Showroom - Hot Trucks
Lançada em 2012 na série The Hot Ones em uma lindíssima variação (veja ela aqui), esse modelo integrará a linha básica deste ano com duas variações, sendo esta acima a primeira (a segunda é bege e é tão bonita quanta a preta). O projeto é mesmo muito bom e tem como destaques o santantonio com os faróis de milha e os retrovisores, detalhes sempre raros em se tratando de Hot Wheels. Ela reproduz uma versão offroad da quarta geração da Toyota Hilux (1983-1988), ficando assim difícil saber em qual modelo seu projetista se inspirou. Mas 1987 foi um ano importante para esse utilitário, já que ele passou por algumas importantes modificações que incluíram um novo motor opcional de quatro cilindros de 2,3 litros e 135 hp para fazer frente aos modelos da Nissan já equipados com motor V6.
Shoe Box 2013 HW Showroom - American Turbo
Clássico projeto de Gary Saffer lançado na mainline de 2000 e que retorna à linha básica depois de oito anos com duas variações, sendo essa acima a primeira. O Shoe Box tem um grande número de variações no currículo: cinco na linha básica (2001, 2002, 2003 como um dos T-Hunts, e 2005), três em 5-packs (2004, 2009 e 2011) e em séries especiais como a Preferred (2003), Classics (2007) e Garage (2010). Apesar da decoração meio exagerada, esse modelo é uma versão street rod do modelo Crestliner (sedan duas portas) do Ford 1949, que revolucionou os carros da montadora ao apresentar a moderna carroceria no estilo "caixa de sapatos" (shoe box, em inglês), aposentando de vez os antiquados modelos de antes da II Guerra Mundial. Haviam dois tipos de motores disponíveis: um seis cilindros de 3,7 litros e 90 hp e um V8 de 3,9 litros e 100 hp com fama de robustos e duráveis que também contribuíram para o sucesso de vendas do carro, que chegou a mais de 1 milhão de unidades apenas em 1949.
'71 Mustang Boss 351 2013 HW Showroom - Then and Now
Modelo que pode ser encontrado com duas denominações, dependendo da série:  chamado de 1971 Mustang Mach 1 nas especiais, ele é conhecido como Boss 351 na mainline. Vamos já entender o por que. Projetado por Larry Wood e lançado na série Garage em 2010, ele só tem mais três variações além dessa acima, no caso duas na The Hot Ones (2011 e 2012) e uma na mainline (2011). E justamente em seu retorno à linha básica ele integra uma das melhores sacadas de 2013, a sub-série Then and Now que traz modelos com a mesma decoração, porém de épocas diferentes. Assim sendo, seu "par" é o Custom '12 Ford Mustang que ainda aparecerá por aqui. Ele reproduz a quarta geração (1971-1973) do ícone Mustang que, em 1971, possuía dois pacotes de desempenho, o Mach 1 e o Boss 351, ambos podendo ser aplicados ao modelo sportsroof, denominação da Ford para seus modelos fastback. As principais diferenças entre os pacotes estavam escondidas debaixo do capô, já que o Mach 1 tinha como maior motorização o V8 Super Cobra Jet de 7 litros e 375 hp, enquanto o Boss vinha equipado com o V8 351, de 5,7 litros e 285 hp. Mas se engana quem pensa que o Boss, por ter o motor com menor capacidade tinha um desempenho ruim, pois era capaz de alcançar de 0-100 km/h em 5,8 segundos e percorrer o 1/4 de milha em 13,9 segundos a uma velocidade de 164 km/h.
'70 Buick GSX 2013 HW Showroom - Performance
Jun Imai, o "advogado" dos modelos japoneses na Hot Wheels, também projeta carros norte-americanos como esse acima. Diga-se de passagem ele caprichou, pois o GSX é para mim um dos mais bonitos muscle cars nos últimos tempos. Lançado na mainline em 2009, praticamente todas suas variações até ao momento apareceram na linha básica (2010 e 2012, em ambos os anos houve uma variação exclusiva para a Kmart), tirando uma na Garage em 2011. Ele reproduz um modelo com uma importante história dentro da Buick, uma vez que ele foi o primeiro modelo da montadora a aproveitar a liberação da GM para equipar modelos médios com motores de 6,5 litros para modelos intermediários. Assim sendo, a Buick instalou no modelo GS o novo motor V8 455 de 7,4 litros e 350 hp e ainda oferecendo o pacote de desempenho Stage 1, no qual esse motor tinha comando de válvulas, bloco e carburadores modificados gerando mais de 400 hp. Os carros equipados com esse pacote, que incluíam ainda freios à disco dianteiros e suspensão mais firme, passaram a ser chamados GSX, facilmente reconhecidos pelo spoiler traseiro e pelos scoops funcionais no capô. Apenas 678 GSX foram produzidos.
'69 Dodge Charger 2013 HW Showroom - Then and Now
Projetado por David Weise, este clássico recente foi lançado na mainline de 2004 inovando por ter o capô basculante, detalhe infelizmente suprimido a partir de 2008. Tem um grande número de participações nas linhas da Hot Wheels que incluem seis na linha básica (2005, 2006 como T-Hunt, 2007, 2008, 2009 e 2011) e várias em séries especiais que incluem Affinity (2004), HWC Neo-Classics (2005), Ultra Hots (2006) e Garage (2010). Ele reproduz a segunda geração (1968-1970) de um dos mais famosos muscle cars de todos os tempos, totalmente remodelada em relação à geração anterior: faróis escamoteáveis escondidos atrás da grade dianteira, linhas mais arredondadas, traseira redesenhada e poucos cromados fizeram com que ele fosse um sucesso de vendas. O Hot Wheels acima reproduz a versão equipada com o pacote de desempenho R/T, que vinha equipado com o V8 440 Magnum de 7,2 litros e 375 hp que o levava de 0-100 km/h em 6,1 segundos e a uma velocidade máxima de 180 km/h.
Volkswagen Scirocco GT24 2013 HW Showroom - Asphalt Assault
Um dos mais bonitos Hot Wheels dos últimos tempos finalmente retorna à mainline depois de três anos desde seu lançamento em 2010. Nesse meio tempo, o Scirocco teve duas variações na Speed Machines em 2010. Já vi por aí muita gente pensando que ele é uma versão de rally, mas na verdade é um modelo que disputa provas de endurance lançado em 2008 especificamente para competir nas 24 Horas de Nurburgring. Equipado com motor quatro cilindros de 2 litros e 321 hp turbo com uma transmissão automática de seis velocidades, ele é capaz de alcançar estimados 0-100 km/h em apenas 5 segundos e chegar a uma velocidade máxima de 250 km/h. Completam o conjunto o grande spoiler traseiro e rodas de 18 polegadas de baixo perfil.
Honda S2000 2013 HW City - Nightburnerz
Lindo projeto de Ryu Asada lançado em 2011 que está se tornando "figurinha repetida" na mainline já que, desde seu lançamento, em todos os anos posteriores ele marcou presença na linha básica: em 2012 com três variações, sendo uma Superized e outra exclusiva para a Walmart; este ano, além dessa variação acima, ele tem mais uma vermelha, devidamente estragada pela Mattel e sua mania de por rodas diferentes em alguns modelos. Ele é uma versão tunada do roadster lançado em 1999 (equipado com motor quatro cilindros de 2 litros - daí o 2000 de sua denominação - e 240 hp) como comprovam os adesivos da AEM, montadora de peças como filtros de ar de alto desempenho, e da preparadora Evasive Motorsports.
Quick n' Sik 2013 HW City - Nightburnerz
Interessante protótipo criado por Jun Imai e que aparece aqui em sua primeira variação da mainline de 2013. Os destaques do projeto são a grande área envidraçada que envolve o cockpit e o asa traseira já como parte integrante da carroceria, dentro da nova política de segurança da Mattel para os Hot Wheels. Gostei do modelo, tanto que sua segunda variação virá para a garagem. Seu nome é uma expressão que pode ser traduzida como "rápido" (quick) e "descolado" (sik).
Corvette Stingray 2013 HW Showroom - Corvette 60th
Provavelmente um projeto de Mark Jones, este modelo volta à mainline depois de 9 anos, justamente por sua última aparição na linha básica ter sido em 2004, um ano depois de seu lançamento. Depois disso, ele teve variações em dois 5-packs (2006 e 2012) e nas séries especiais Mystery Cars (2007), Fourth of July (2010) e Garage (2011). Ele reproduz um dos mais importantes modelos da história de 60 anos do Corvette, cuja origem remonta a 1957 quando um sério problema atormentava o lendário Zora Arkus-Duntov, engenheiro-chefe da Chevrolet: o banimento por parte da Automobile Manufactures Association, organização que cuidava das competições automobilísticas na época, das chamadas "equipes de fábrica". Isso forçou a Chevrolet a abandonar o projeto do Corvette SS, modelo de competição criado pela equipe de Duntov para provar o valor do Corvette, cujas vendas baixas estavam levando a GM a considerar o fim de sua produção. Foi aí que Bill Mitchell, vice-presidente da GM, imaginou o Stingray, um modelo com desenho inspirado em clássicos como o Jaguar E-Type, pesando menos da metade de um Corvette de linha (um pouco menos de 600 quilos) e equipado com um motor V8 de 4,6 litros e 315 hp que seria usado como plataforma de testes de elementos que seriam utilizados em futuros Corvettes como, por exemplo, peças em alumínio, suspensão e transmissão manual de quatro velocidades. O carro era tão bom que inspirou o lançamento da nova geração do Corvette em 1963, que herdou seu nome, porém grafado "Sting Ray".  

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