Thursday, August 22, 2013

Intensivão 2013, Garage #2

Segunda parte da grande remessa de Garage loose conseguidos na Fire Wheels. E pensar que essa série ficava dando sopa nas gôndolas e eu pouco dei importância. Mas isso foi fruto de meus amadurecimento como colecionador, já que, no princípio, só queria ter uma grande coleção para poder figurar no ranking do site Hot Wheels Collectors (figuro hoje em 15º lugar, mas isso pouco importa pois o site não é atualizado desde 2008). Por isso comprava tudo quanto era mainline e aqueles 5-packs só tranqueira. Hoje, mesmo ainda apaixonado pela linha básica, me tornei mais seletista e atencioso com as chamadas "séries especiais". Bem, já expliquei isso em outras ocasiões aqui no blog. O jeito agora é correr atrás do prejuízo e torcer para que apareçam barbadas como essa promovida pela Fire Wheels. Vamos aos modelos:

8 Crate 2010 Hot Wheels Garage Series #2
Primeira variação da 8 Crate na Garage, essa também está disponível para negócios. E aí? Não quer levar ela para casa?
'63 Corvette Split Window 2009 Hot Wheels Larry's Garage Series #7 
O fato do casting ter problemas (veja na postagem anterior com os modelos da Garage) não me impediu, e a milhares de colecionadores pelo mundo, de tê-lo em minha coleção. Enfim, ele reproduz um esportivo revolucionário que tinha uma linda janela traseira dividida (a famosa Split Window, logo abandonada por prejudicar a visibilidade do condutor), foi o primeiro Corvette com faróis escamoteáveis (que só saíram de linha em 2005), um novo e confortável interior, novos chassis com ênfase na estabilidade, novo sistema de freios e suspensão, grande quantidade de opcionais (ar condicionado, rádio AM/FM, bancos em couro) e quatro opções de motorizações disponíveis, todas tendo como base o V8 small block 327 de 5,4 litros. Neste último aspecto, a potência passava de 250 hp (básico), para 300, 340 até 360 hp, num motor equipado com injeção de combustível. Outro detalhe importante do Sting Ray foi o fato de ser produzido também na versão coupe que, surpreendentemente, vendeu praticamente a mesma coisa que a tradicional conversível (mais da metade dos compradores dessa versão pediram a capota rígida opcional).
'69 Camaro 2009 Hot Wheels Larry's Garage Series #17 
Quarta variação das seis lançadas deste projeto de Phil Riehlman na série Garage em 2009. E sem dúvida uma das mais bonitas. A história do Camaro começa em abril de 1965, quando começaram a circular na imprensa norte-americana notícias que a Chevrolet estava preparando o Panther, um novo competidor da marca para o Ford Mustang. O primeiro, o Corvair, foi um fracasso de vendas principalmente devido ao seu motor traseiro. Finalmente, em junho de 1966, em uma conferência de imprensa em Detroit, o chefão da Chevrolet Peter Estes anunciou a produção de uma nova linha de carros esportivos que, tal como outros modelos da marca (Chevelle, Corvair, Corvette), teria seu nome iniciado com a letra C: o Camaro. Estes explicou que o nome foi desenvolvido através de conceitos como “a amizade entre bons amigos, tal como a de um carro com o seu dono” e o fato “de que ele significava o que achávamos que o carro faria: andaria rápido!”. Não satisfeitos, os repórteres perguntaram o que era um Camaro. Estes então respondeu: “é um animal pequeno e perigoso que come Mustangs”. Depois de revelado em setembro de 1966, a primeira geração do Camaro (1967-1969) chegou às concessionárias. Tal como o Mustang, ele tinha motor dianteiro e tração traseira, além de uma grande quantidade de motorizações disponíveis, que iam de um motor seis cilindros em linha de 3,8 litros até o enorme 427 de 7 litros.
Custom '66 GTO Wagon 2010 Hot Wheels Garage Series #15 
Mais um projeto de Larry Wood, foi lançado em 2009 dentro da série Classics com um detalhe surpreendente relacionado aos Hot Wheels produzidos atualmente: no porta-malas ele tem a figura de um cachorro com a cabeça para fora. Com apenas uma participação na mainline (2010), esse modelo tem no currículo quatro séries especiais além da Garage: Holiday Rods (2009), Clover Car (2011), HWC Real Riders (2011, com apenas 4000 unidades produzidas) e Boulevard (2012). O modelo é fruto da imaginação privilegiada de Wood, pois reproduz a versão station wagon do clássico Pontiac GTO, que nunca foi produzida.
Fish'd & Chip'd 2010 Hot Wheels Garage Series #17 
Projeto do inglês Fraser Campbell lançado na mainline de 2003, o Fish’d & Chip’d tem apenas mais duas participações na linha básica (2005 e 2011), enquanto integrou, além da Garage em 2010, séries especiais como Mystery Car (2007), Classics (2009) e Mystery Models (2013). Este modelo tem ainda variações em lancadores (2004), na Truckin Transporters (2006), na Color Shifters (2011) e nos 3 e 10-packs de 2013. Seu projeto baseia-se no Jaguar Mark X de 1963 que, devido a problemas de licenciamento, foi customizado com o rebaixamento de seu teto e de sua suspensão. Seu nome é um trocadilho com um lanche típico da Inglaterra, o peixe com batatas fritas (Fish and Chips). Uma porção aparece no banco do carona.
'32 Ford Sedan Delivery 2009 Hot Wheels Larry's Garage Series #8 
Minhas suspeitas se confirmaram quando fui checar a trajetória desse modelo no South Texas Diecast de que ele nunca teve variações na mainline. Projetado por Larry Wood, o ’34 Ford foi lançado na Garage em 2010 com uma característica interessante: dependendo da série, ele aparece com um tipo de carroceria, no caso sedan ou furgão (Delivery). Confira: Garage (sedan); Nostalgia (2011, todas as cinco variações foram Delivery); Pop Culture (2013, sedan). Ele reproduz uma versão com teto rebaixado do Ford Model B, produzido entre 1932 e 1934 com nada menos do que 14 opções de carroceria. Em 1934, justamente o ano de sua versão Hot Wheels ele veio com importantes modificações com relação aos anos anteriores que incluíram pequenas mudanças na carroceria, aumento da potência do popular motor V8 de 3,6 litros de 65 para 88 hp e o fim do modelo 3-window.
Classic Packard 2009 Hot Wheels Larry's Garage Series #4 
Clássico é mesmo com Larry Wood e o Classic Packard se enquadra nessa máxima. Além de clássico, posso classificá-lo de sazonal, pois só de tempos em tempos ele tem variações. Veja por que: lançado na mainline de 1983, ele só teve uma nova variação quatorze anos depois, quando voltou a integrar a linha básica em 1997. Depois de um novo hiato de sete anos, ele foi um dos sELECTIONs em 2004. Cinco anos depois, ele integrou a Garage com cinco variações (2009). A partir daqui ele teve duas novas variações: em 2010 na mainline quando foi um dos T-Hunts e em 2012 na Boulevard. Ele reproduz o Packard Ninth Series Sedan Limousine, provavelmente ano 1932. Conhecida por seus modelos de alto luxo e por trazer inovações aos seus carros como, por exemplo, o uso de motores de 12 cilindros, a Packard foi duramente atingida pela Crise de 1929. Sem conseguir se adequar aos novos tempos, a empresa perdeu totalmente sua identidade ao ser incorporada pela Studebaker em 1954. A Packard fechou definitivamente as portas em 1958.
Purple Passion 2009 Hot Wheels Larry's Garage Series #10
Tal como você, caro leitor, vem acompanhando ultimamente, o número de Purple Passions da minha coleção só vem aumentando. A variação acima é uma das seis que integraram a série Garage em 2009. Tal como já escrevi inúmeras vezes anteriormente, o Purple Passion foi criado por Larry Wood tendo como base a terceira geração do Mercury Eight (1949-1951), o primeiro carro produzido por esta marca subordinada a Ford em 1939 (veja ele na versão coupe aqui). O Eight era oferecido em cinco versões de carroceria (coupe, que incluía a luxuosa Monterey, conversível também com versão Monterey, sedan quatro portas e sw) e logo se tornou um sucesso de vendas por conta de seu estilo envolvente, bem diferente dos modelos pré-II Guerra Mundial. Bem equipado para os padrões da época (painel com instrumentos e rádio opcional), o Eight foi um dos modelos mais procurados por customizadores e, já em 1949, foi registrado aquele que é considerado o primeiro deles, criado por Sam Barris (veja ele aqui), irmão de George Barris, o criador do Batmóvel de 1966.
So Fine 2009 Hot Wheels Larry's Garage Series #15 
Criado por Gary Saffer, foi lançado na mainline de 2000. Tendo aparecido mais cinco vezes na linha básica (2001 como T-Hunt, 2002, 2007, 2008 e 2013), o So Fine integrou ainda três 5-packs (2003, 2020 e 2011), foi por duas vezes modelo exclusivo em convenções (2001 e 2005) e, além da Garage, só tem mais uma série especial no currículo, a Cars of the Decades (2011). Tal como o Purple Passion, ele é uma versão customizada de um clássico da década de 1950, o Buick Super de 1951 (veja ele aqui). A terceira geração do Super (1949-1953) é facilmente reconhecida pelas chamadas VentiPorts nas laterais, falsas entradas de ar para o motor que reproduziam os escapamentos dos aviões de caça da II Guerra Mundial. No caso do So Fine, ele se baseia na versão coupe duas portas, um novo modelo conhecido como Riviera que passou a ser produzido a partir de 1950. Sucesso de vendas, o Super era equipado com um motor de oito cilindros em linha de 4,3 litros e 112 hp, o Super alcançava de 0-100 km/h em 14,5 segundos e chegava a uma velocidade final de 140 km/h.

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