Friday, May 10, 2013

Coleção 2013, Fire Wheels #3

Segunda e última parte dos mainliners recebidos na grande remessa recebida via Fire Wheels.  Os destaques vão para o Unimog que se torna um dos modelos mais antigos da minha coleção, para a Ferrari Testarossa (apesar do problema com o eixo traseiro, mas quem seria o louco para abrir um carrinho de 1998 para ajeitar) e para os Bugs/Fuscas. Destaque para os modelos, alguns estrombólicos da White Ice Series de 1997, comprados em uma super promoção feita pela loja. Para ver as fotos em tamanho maior você já sabe: basta clicar em cima delas.

Mercedes-Benz Unimog 1991 Hot Wheels
Projetado por Larry Wood, teve sua variação de lançamento justamente essa acima. Teve vida curta, já que foram apenas mais seis variações na mainline (1993, 1995, 1996, 1997, 1998 e 2000) antes de aparecer na famigerada Final Run, a série que marcava a despedida de modelos que tinham seus moldes quebrados e deixavam de ser fabricados, em 2001. Ele reproduz um dos mais importantes modelos já produzidos pela Mercedes-Benz, um caminhão utilitário com tração integral cujo nome é um acrônimo de "Universal-Motor-Gërat", ou, numa tradução livre, "máquina para uso geral". Lançado em 1951, o Unimog foi peça chave para o processo de reconstrução da Alemanha após a II Guerra Mundial, já que atuou em áreas tão diversas como a agricultura, serviços gerais e na área militar.
Ferrari Testarossa 1998 Hot Wheels #834
Mais um clássico projetado por Larry Wood e foi lançado em 1987. Possui uma boa quantidade de variações que incluem mais participações em séries especiais e em 5-packs do que propriamente na mainline, a qual integrou por cinco vezes (1987, 1989, 1993, 1995 e 1996) até o lançamento de sua última variação, justamente a retratada acima. Ele reproduz uma das mais famosas Ferraris de todos os tempos, lançada em 1984 e produzida até 1996. Equipada com motor central V12 de 4,9 litros e 390 hp, a Testarossa era capaz de fazer 0-100 km/h em 5,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 290 km/h.
VW Bug 1997 e 1992 Hot Wheels
Mais uma criação inesquecível de Larry Wood, o Bug foi lançado na mainline em 1989. Tem uma grande quantida de variações, tanto na mainline (com destaque para 1995 quando teve duas, incluindo uma como Treasure-Hunt que mais parece um ET pois eu nunca vi, e a última em 2008) como em séries especiais como a Holiday Rods (2004), Mystery Car (2005), Classics (2006) e mais recentemente Garage (2011) e Boulevard (2012). O destaque para os carrinhos acima é que elas não são variações de um mesmo ano como se poderia pensar por conta da mesma pintura, já que o modelo equipado com as rodas BW foi lançado em 1992 e o com as rodas 3SP em 1997.
VW Bug 2006 Hot Wheels - Walmart exclusive
O modelo acima é uma das duas variações exclusivas para as lojas Walmart lançadas em 2006. Segundo o site Hot Wheels Wikia, levando em consideração a janela traseira dividida, esse carrinho reproduz a segunda geração do chamado Type 1, modelo produzido entre os anos de 1953 e 1957, equipado com motor de quatro cilindros de 1,1 litros. Um clássico da história do automóvel tem uma versão Hot Wheels à altura!
Hyundai Spyder Concept 2002 First Editions #37
Foi Mark Jones quem projetou esse modelo de pouquíssimas variações, mais precisamente três se descontarmos a retratada acima: uma na mainline em 2004, uma na Mystery Cars de 2010 e uma exclusiva dos packs de 2012. O interessante é que quando "joguei" seu nome na internet não apareceu nada sobre o modelo "real", apenas a versão Hot Wheels. Depois usar "Hyundai concept cars" eis que surgiu o Neos (New Evolution Open Sportscar), conceito apresentado no Paris Auto Show de 2000 como um demonstrador de estilo. Equipado com motor central de dois litros e 250 hp e carroceria em alumínio, a Hyundai nunca cogitou produir o Neos.
Shadow Jet 1997 White Ice Series Series #2
Estrombólico criado por um Larry Wood obviamente inspirado por aviões de caça. Foi lançado em 1988 e tem, tirando a variação acima, oito participações na mainline (1990, 1992, 1993, 1995, 1998, 2001, 2006 e 2008), cinco em 5-packs e duas variações especiais, uma promocional da rede de postos de gasolina Gettys (1989) e outra na série especial Pavement Pounders (2003).
Splittin' Image II 1997 White Ice Series Series #3
Se não fosse por esses cockpits cromados eu consideraria esse modelo como protótipo e não como estrombólico. Releitura do clássico Splittin' Image criado por por Ira Gilford feita por Bruce Baur e lançada em 1994. E como praticamente toda releitura, não chega nem aos pés do original, um dos maiores clássicos da Hot Wheels (veja ele aqui). Além da variação acima, possui mais seis participações na mainline (1994, 1995, 1997, 1999, 2000 e 2003) e outras tantas em 5-packs, lançadores e pistas.
Speed Machine 1997 White Ice Series Series #1
Carrinho totalmente estrombólico mas cuja história compensa e muito sua presença aqui. Ele deriva do Mantis, um projeto de Ira Gilford lançado em 1970 e que tinha como principais características o canopy poder ser aberto e um grande motor traseiro (veja ele aqui). Em 1973, ele perdeu esses detalhes e foi chamado de Double Vision. Entre 1984 e 1987 ele foi novamente rebatizado, desta vez como Speed Seeker. Finalmente, em 1996 ele recebeu sua última denominação como Speed Machine. Em 2011, o Speed Machine teve uma variação na série The Hot Ones.
Twin Mill II 1997 White Ice Series Series #4
Releitura do clássico de 1969 criado por Ira Gilford feita por Bruce Baur, que manteve as características do marcante projeto original, no caso os dois motores gêmeos (de onde vem o "twin" do nome) com o cockpit bem recuado. Com dez participações na mainline (1993, 1995 por duas vezes, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2006), duas em 5-packs (1998 e 2003) e duas em séries especiais (1996 e 2002), o Twin Mill II "desapareceu" da mainline em 2006, talvez por conta do surgimento de sua terceira geração, lançada em 2008.

0 comments:

Post a Comment