Quem acompanha o Carro Gitinho sabe que nunca escondi que meu projetista favorito da Hot Wheels é Phil Riehlman. Isso não significa, porém, que não admire outros como os "pais fundadores" (Harry Bradley, Ira Gilford e Larry Wood), bem como Harald Belker e Fraser Campbell. Mas um projetista em particular sempre chamou minha atenção, especialmente pela fidelidade com que reproduziu modelos "reais" para Hot Wheels. Este projetista é Mark Jones. Considero suas criações sensacionais, especialmente o '67 Pontiac GTO, um dos meus carrinhos favoritos, e outros como a Ferrari P4, o Mercedes CLK-LM, o Lancia Stratos e o Bugatti Veyron.
Por conta disso, um dia, saí à caça de informações a seu respeito na Internet. E eis que eu me deparo que o seu site (http://www.markjonespainter.com), surpreendentemente dedicado à pintura. Depois de xeretar tudo, vi um e-mail para contato. Como admirador de Jones, enviei uma mensagem para o endereço lhe pedindo autorização para reproduzir no Carro Gitinho algumas de suas pinturas e pedindo informações sobre um de seus modelos, no caso o Flight '03, e dizendo que eu gostava muito do '67 Pontiac GTO, da Ferrari 333SP, do Pikes Peak Celica e da Ferrari P4.
Dois dias depois a surpresa: Jones respondeu! Explicou que o nome do Flight '03 era por causa de sua grande asa traseira, que a P4 era um de seus modelos favoritos, que o Celica ele projetou após assistir à corrida em Pikes Peak e conhecer o seu piloto, Rod Millen, e que havia sido legal fazer o GTO, pois seu pai teve um modelo igual quando ele era criança. Além disso, me autorizou a reproduzir suas pinturas.
Como fanático por Hot Wheels e blogueiro, ou seja, chato, obviamente lhe pedi uma pequena entrevista. Já no dia seguinte ele respondeu que responderia às perguntas. Não satisfeito, ainda lhe pedi uma foto sua, justamente a que ilustra a postagem. Chegamos a conversar um pouco, lhe falei que era professor e colecionador de Hot Wheels, bem como sobre o Carro Gitinho. Jones retribuiu com educação e simpatia e não se furtou a responder nada do que perguntei. Leia a entrevista caro leitor, especialmente a parte onde ele conta a verdadeira história do Amazoom. Confira:
Quando o Sr. começou a trabalhar na Mattel? O Sr. ainda trabalha lá?
Vou fazer o possível para responder suas perguntas. Por favor, leve em consideração que farei isso através de minhas lembranças e memórias. E que não estarei falando como funcionário da Mattel. Enfim, eu comecei a trabalhar na Mattel em 1984. E trabalhei na divisão Hot Wheels de 1993 a 2007. Atualmente estou trabalhando no grupo Matchbox, projetando aviões e caminhões. Eu ocasionalmente ainda faço algum Hot Wheels.
Qual foi o seu primeiro projeto para a linha Hot Wheels? O Sr. pode nos falar um pouco a respeito dele?
O meu primeiro Hot Wheels foi o Pipe Jammer. Eu projetei este modelo digitalmente no computador utilizando o software Alias. Depois criávamos um modelo em estereolitografia [impressão em 3D] e despachávamos para nossa fábrica a fim de que servisse de modelo. Este veículo foi originalmente projetado para ter rodas traseiras com diâmetro mais largo, que não eram produzidas naquela época. Eu acredito que esse carro não caiu no gosto dos colecionadores.
O Sr. pode nos descrever como é o seu processo de criação?
Eu começo com alguns esboços e então pego uma linha de direção. Eu então faço duas cópias mais elaboradas do projeto depois de conseguir a aprovação da gerência, daí os desenhos vão para a versão ortográfica [lista lateral, vista de cima]. Eu também faço desenhos de partes do carro, que chamo de “vista explodida”. Desse ponto, um modelista digital já desenhou um modelo no computador que depois é construído por uma máquina de protótipos. Quando ficamos satisfeitos com o resultado nós repassamos todas essas informações para os nossos engenheiros, que as revisam e mandam para nossas fábricas onde os carros, caminhões e aviões são produzidos.
Quantos Hot Wheels o Sr. criou? Quais são seus preferidos e por quê?
Eu sou um privilegiado por ter criado mais de 100 First Editions. Meus favoritos são alguns de meus projetos originais como CUL8R, Pony Up, Open Roadster, Drift King, Golden Arrow e Hyper Mite. Com relação às replicas (que eu gosto de pensá-las como tendo “capturado a essência" dos originais), eu gosto do Alfa Bat 9, Custom Cougar, Sooo Fast, Chaparral 2D e das Ferraris (P4, 156 e 250LM).
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A variação do '67 Pontiac GTO a que se refere Mark Jones é essa acima, de 1997, que integrava o set Motorin' Music, comercializado exclusivamente pelas lojas Target. |
O ‘67 Pontiac GTO foi apenas o terceiro ou o quarto Hot Wheels no qual eu trabalhei. Eu fiz alguns desenhos de seu layout e esculpi um modelo feito de um material chamado ren-shape [uma espécie de espuma feita de poliuretano]. Eu queria ter uma idéia das dimensões certas do carro e construir um modelo em escala 1:1 me ajudaria nesse sentido. Eu realmente queria ter o “rake” [ângulo de vista lateral] para ele parecer com os Hot Wheels originais de 1968 e 1969, com a traseira um pouco elevada. Eu usei um modelo de plástico em escala 1/43 e o manual original que o meu pai guardou do GTO que ele teve para consultar. O molde original foi feito na China e as variações posteriores foram feitas na Malásia. Eles tem diferenças sutis que você provavelmente deve ter percebido. Minha variação preferida é uma versão chinesa que vinha em uma embalagem que lembrava um disco de vinil junto com três outros modelos. Era azul e com o teto preto.
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Amazoom 2008 New Models #30 |
O Amazoom foi inspirado nos stock cars brasileiros que competiam aquela altura. A idéia de criar um carro brasileiro foi de minha mulher quando ouviu dizer que as pessoas no Brasil estavam comprando muitos Hot Wheels. Ela disse: "você deveria criar um carro para cada lugar onde estão comprando muitos Hot Wheels”. Eu então propus a idéia no trabalho e a gerência disse para prosseguir. Eu fiz algumas apresentações mostrando diferentes veículos que eu pensava terem a ver com o Brasil. Eles incluíam os carros do Senna na Formula 1, o Volkswagen do Fittipaldi, os Karman Ghia de corrida, os stock cars brasileiros e alguns outros que eu agora não lembro. Foi decidido que seguiríamos em frente com uma versão da Hot Wheels para os stock cars brasileiros. Não fui eu que sugeri o nome, ele foi criado por um funcionário do grupo Hot Wheels.
Eu fico imaginando como ficaria a versão Hot Wheels dos carros brasileiros que o Sr. citou na pergunta sobre o Amazoom... Nossa, o carro de Formula 1 do Senna!? Ficaria demais!
Me perdoe se o que eu disse não ficou claro. Esses carros eram apenas parte de minha apresentação para a gerência em 2007 como parte do projeto de nosso primeiro carro brasileiro. Eles então escolheram o caminho dos stock cars. Até onde eu sei não existem planos para a produção dos veículos que eu propus na ocasião.
Eu entendi o que o Sr. falou. Mas como um fã dos Hot Wheels, eu imagino como seria a versão Hot Wheels de um carro do Senna da Formula 1.
Quando eu penso nisso agora, lembro que não seria possível fazer nenhum dos carros que Senna pilotou na Formula 1 na linha básica da Hot Wheels por causa das inúmeras licenças envolvidas.
Eu entendo. Conversando com um amigo recentemente, nós reparamos o quanto nos impressiona alguns Hot Wheels que chamamos de “protótipos”, ou seja, projetos originais. Três dele foram projetados pelo Sr.: Vulture, Open Roads-ter e CUL8R (sobre o qual eu até escrevi um post especial no meu blog). O Sr. se inspirou um modelos reais para criá-los? Certamente a Mattel não teve problemas de licenciamento com eles.
Vamos ver: Vulture, Open Roads-ter e CUL8R... Eles são mesmo projetos originais da Hot Wheels. Ele surgiram a partir daquilo que eu estava trabalhando à época. Os elementos que influenciaram esses projetos foram: um desejo de minha parte de me assegurar que cada carro que eu projetasse fosse diferente do anterior; a inclusão de elementos que são ícones de velocidade e potência (motores expostos, grandes escapamentos, etc.); e, finalmente, o fato de que os carros deveriam funcionar nas nossas pistas, e para tanto suas frentes e traseiras, e algumas vezes suas laterais, tinham de ser projetadas levando-se em consideração esse fato.
Os fatores que o Sr. aplicou no Vulture, Open Roads-ter and CUL8R foram os mesmos que os usados no Super Gnat, por exemplo? Pergunto isso porque ele foi lançado na First Editions, e não na série Track Stars.
Sim, os mesmos fatores foram aplicados no Super Gnat (veja esse modelo aqui). Na época de seu lançamento, uma parte dos First Editions deveria funcionar nas pistas. Inclusive eu lembro que a Track Stars surgiu muito tempo depois. A coisa que eu mais gosto no Gnat é o seu pilar B flutuante, que foi projetado muito antes da Citröen lançar um parecido no modelo D3.
Quando visitei seu site, descobri que o Sr. gosta de pintar. O Sr. pode nos contar um pouco mais sobre isso?
Eu passei a gostar de pinturas e ilustrações desde que estudei no Art Center. Eu gosto de pinturas livres que mostram movimento e tentam capturar o máximo possível de luz. Eu não tenho muito tempo para pintar, mas eu gosto muito.
Bem, só tenho a lhe agradecer pela conversa. Foi mesmo uma honra.
Obrigado pelo interesse e por ter me contado um pouco sobre você. Ser professor é uma grande responsabilidade. Eu tive vários professores que fizeram uma grande diferença na minha vida. Espero que você continue com seu blog e que ele lhe traga satisfação.
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