Monday, February 18, 2013

Coleção 2012, Mainline #22

Segunda parte da remessa atrasada da mainline ainda de 2012. Como esses carrinhos foram adquiridos ano passado, eles entraram na conta de 2012. Entre os destaques dessa leva estão, sem dúvida, o Mars Rover Curiosity que assombrou o mundo ao descer em uma cratera de Marte, mas que hoje, todo mundo já esqueceu o feito. Depois vem a El Camino com motores a jato na carroceria, um dos mais esperados carrinhos de 2012. Acho que esta ainda não será a última postagem com mainliners do ano passado, uma vez que ainda estão faltando pelo menos quatro carrinhos: a Silverado, a Mystery Machine, a Monster Dairy Delivery e o Hiway Hauler 2.
Essa postagem marcará uma mudança na forma como os Hot Wheels serão organizados em 2013. Como já apareceram centenas de carrinhos por aqui, começou a ficar difícil encontrar as diversas variações de um modelo. Por conta disso, o nome dos carrinhos irá aparecer nos marcadores (tags) daqui para frente. O problema é que o Blogger limita os tags de uma postagem a apenas 200 caracteres, então vou fazer um esforço para que os nomes dos carrinhos apareceçam completos, tal como são apresentados no South Texas Diecast, minha principal fonte de referência para catalogá-los. Mesmo assim, e por conta da facilidade de entendimento, nomes como o da Volkswagen irão aparecer resumidos. Ainda por conta dessa questão de espaço, a tag "Hot Wheels" deixará de aparecer nos marcadores. Por fim, vou tentar implementar essa mudança em todas as postagens anteriores que apresentaram modelos da minha coleção. Tomara que dê tudo certo e vamos aos carrinhos:

Mars Rover Curiosity 2012 New Models #14
Versão Hot Wheels de um dos mais impressionantes veículos já criados pelo homem. Construído pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL), que já construiu outras máquinas famosas na exploração espacial norte-americana como a sonda Voyager por exemplo, o Curiosity foi projetado com a missão principal de investigar condições favoráveis à vida em Marte e ainda se há no planeta condições para que ela se preserve em uma futura colonização. Movido a energia nuclear (sua bateria tem capacidade de gerar energia elétrica por cerca de 14 anos), o Curiosity tem cerca de três metros de comprimento e dois de altura, mais o menos o tamanho de um Mini Cooper, e pesa cerca de 900 quilos, 80 dos quais são de instrumentos científicos que incluem câmeras, laboratórios geológicos, lasers, antenas de comunicação, espectômetros e detectores de radiação. O Curiosity se desloca através de um motor elétrico que aciona suas seis rodas de meio metro de diâmetro a uma velocidade de quatro centímetros por segundo (estima-se que as rodas tenham condições de percorrer cerca de vinte quilômetros). Lançado a 26 de novembro de 2011, depois de uma aterrisagem complexa e digna de ficção científica, o Curiosity começou a funcionar em Marte no dia 5 de agosto de 2012 e cumprirá uma missão de um ano e meio de duração.  
'12 Camaro ZL1 2012 New Models #9
  Última das quatro variações (houve uma exclusiva para a Kroger) deste bom lançamento da mainline de 2012 que foi projetado por Brendon Vetuskey. Ele reproduz o Camaro ZL1, um dos mais festejados lançamentos da GM do ano passado, acontecido no Salão de Chicago, e classificado pela montadora como "o melhor Camaro de todos os tempos". Este carro tem como destaque o uso do motor LSA, um V8 de 6,2 litros e 557 hp equipado com supercharger, transmissão manual de seis velocidades e duplo escapamento também utilizado no primo Corvette. Outros destaques na sua mecânica estão o diferencial reforçado e a suspensão é ajustável através do sistema de amortecimento Magnetic Ride Control, que permite ao motorista selecionar dois modos de condução (Tour e Sport). Completam o pacote freios Brembo, capô mais leve feito em alumínio e fibra de carbono e rodas exclusivas de 20 polegadas. Em seu interior, somente produzido na cor preta, o ZL1 tem bancos esportivos, volante esportivo, pedais em alumínio e Head-Up Display Head-Up com leituras de dados do desempenho. Com tantas inovações, o desempenho do ZL1 não poderia decepcionar, já que ele vai de 0-100 km/h em 4 segundos, percorre o quarto de milha em 12,1 segundos a uma velocidade de 191 km/h e alcança uma velocidade final de 296 km/h.
458 Spider 2012 New Models #25
Segunda variação da versão conversível da Italia para 2012, este carrinho estará presente na mainline de 2013 também com duas variações, sendo uma com as novas rodas TRAP5. Apresentada ao público no Frankfurt Motor Show de 2011, a Ferrari surpreendeu ao informar que o teto retrátil feito em alumínio da Sipder é cerca 25 quilos mais leve que um similar feito de lona e que se recolhe em apenas 14 segundos. Antes de entrar em produção (está prevista a fabricação de apenas 1500 a 2000 unidades por ano), a Spider passou por algumas adaptões como, por exemplo, o fato da Ferrari ter aumentado o nível do barulho do motor para que os ocupantes pudessem escutá-lo com o teto recolhido; os chassis ganharam reforo para garantir o mesmo nível torcional da carroceria encontrado na hardtop; a instalação de um difusor de ar interno a fim de reduzir a turbulência quando o teto estiver recolhido. Tal como a versão "com capota", a Spider vem equipada com motor V8 de 4,5 litros e 570 hp equipado com injeção direta de combustível, transmissão de sete velocidades, freios ABS e, como herança dos "primos" da Formula 1, com uma dupla embreagem integrada com controle de tração. Isso tudo lhe garante um desempenho sensacional: 0-100 km/h em apenas 3,2 segundos e velocidade máxima de 320 km/h.
Combat Medic 2012 HW City Works #35
Clássico projetado por Larry Wood que deve ser o Hot Wheels que mais denominações teve ao longo de sua história. Como ele é um carrinho genérico, ou seja, não tem relação específica com nenhum modelo real, vou me deter justamente nessas denominações. Um conselho antes de prosseguir com a leitura: os carrinhos que aparecem nos links são lindos e merecem uma clicada. Enfim, a trajetória desse modelo começou em 1977 quando o Letter Getter foi lançado dentro da série Flying Customs (veja aqui). Dois anos depois, surgiram duas novas denominações: Incredible Hulk (veja aqui) e S.W.A.T. Van (veja aqui). Em 1981, ele reapareceu como Racing Team, recentemente reeditado dentro da série The Hot Ones (veja ele aqui). Em 1984, ele apareceu como Delivery Van (veja aqui), nome que apareceria novamente em variações em 1996, 1998, 1999, 2001, 2002, 2003, 2007, 2008 e 2009. Finalmente, a partir de 1986, surgiu na mainline como retool e já rebatizado de Combat Medic (veja sua primeira variação aqui). A partir de então o nome se consolidou, o que não impediu que a Mattel o lançasse com os nomes de Combat Ambulance, Delivery Truck e Pit Crew Truck. Mesmo tendo participado de séries especiais como a Classics (2009), para mim a mais sensacional variação desse carrinho é a Simpson's Nuclear Waste Delivery Truck, que usa a temática do família mais aloprada do mundo (veja aqui).        
Asphault Assault 2012 Code Cars #22
O Asphalt Assault foi lançado em 2004 e foi projetado por Phil Riehlman. Além das variações de lançamento que incluíram uma exclusiva para a Kmart, esse carrinho possui mais seis participações na mainline, tendo sido um dos T-Hunt de 2006. Até o momento, o Asphalt Assault não tem nenhuma participação em séries especiais, apenas uma que integrava pista Super Slide Stunt de 2008 (veja essa variação aqui), duas participações em 5-packs, uma em 2005 (que eu considero uma das melhores) e outra em 2011, além de participações como brinde no McLanche Feliz (essa informação carece de uma melhor confirmação, mesmo assim veja uma dessas variações aqui). Esse carrinho é um projeto original da Hot Wheels que se enquadra na categoria que eu batizei de "protótipo", e está voltado para a prática do drifting. Um exame mais detalhado em seu interior vai revelar detalhes como os bancos em concha e dois grandes alto-falantes no tampão traseiro. Além disso, tem outra característica marcante: tem seu volante no lado direito, típico do país que foi o berço do drifting, o Japão.
'68 Hemi Barracuda 2012 Muscle Mania - Mopar #7
Projetado por Phil Riehlman, este é, para mim, um dos seus mais bonitos projetos. Lançado em 2006 dentro da série Classics, esse carrinho teve variações em vários 10-packs ao longo de 2007 antes de estrear na mainline em 2008. A partir de então teve variações em séries especiais como a Drag Strip Demons (2009), Mystery (2010, essa eu tenho) e Garage (2010, da qual eu tenho duas variações). Ele reproduz, com grande riqueza de detalhes, uma das marcas registradas dos projetos de Riehlman, a segunda geração do Barracuda (1967-1969) que, além de ser totalmente remodelada com relação à anterior, oferecia ao comprador uma grande quantidade de opções de motorização. Contudo, a versão do Barracuda 1968 reproduzida pela Hot Wheels é a 426 Hemi, da qual apenas 50 unidades foram produzidas para uso nas ruas a partir do modelo utilizado na categoria Super Stock. Equipado com motor V8 de 7 litros e 525 hp, esses carros foram preparados pela tradicional empresa Hurst, passando ainda por um rigoroso processo de redução de peso que incluía a instalação de partes da carroceria em fibra de vidro e retirada dos bancos traseiros. Equipado com transmissão manual de quatro velocidades, o desempenho do Hemi Cuda era impressionante: de 0-100 km/h em 6,4 segundos, percorria o quarto de milha em 13,1 segundos e alcançava uma velocidade final de 190 km/h!
S2000 2012 HW Performance #1
Para mim um dos carrinhos mais bonitos lançado na mainline nos últimos anos, o S2000 foi projetado por Ryu Asada, um dos novos nomes que estão aparecendo no mundo Hot Wheels que tem no currículo modelos que vem tendo destaque como o Rennen Rig (que aparecerá por aqui em breve) e o Super Blitzen. Lançado em três variações na mainline de 2011, ele voltou em 2012 com nada menos do que quatro variações, sendo uma Superized (que já apareceu por aqui), as duas "normais" acima e uma exclusiva para as lojas Walmart. Esse carrinho é uma versão "tunada" com duas saídas de escapamento, turbo, asa traseira e teto de alumínio do roadster S2000 lançado em 1999 em comemoração aos 50 anos da Honda e que teve sua denominação criada devido à capacidade de seu motor, ou seja, 2 litros. Até o fim de sua produção em 2009, teve duas variações: a AP1, dotada com o motor F20C, central de quatro cilindros de 240 hp, e a definitiva AP2, na qual a versão Hot Wheels se baseia, com um novo motor, o F22C1, com deslocamento de 2,1 litros que, mesmo com praticamente a mesma potência do anterior, teve seu desempenho melhorado com uma nova transmissão e controle de estabilidade e de tração. 
'67 Oldsmobile 442 2012 Muscle Mania - GM #1
Lindo carrinho projetado por Brendon Vetuskey lançado em 2011 dentro da série Garage. Em 2012, ano de seu estréia na mainline, ele teve uma outra variação além dessa acima, exclusiva das lojas Kmart. Ele reproduz a primeira geração (1964-1967) de um dos mais famosos muscle cars de todos os tempos, o Oldsmobile 442. Famoso pela numeração presente em sua denominação (referente a carburador quádruplo, transmissão manual de quatro velocidades e duplo escapamento), o 442 nasceu como um pacote de opcionais para o Cutlass que, em 1964, tornou-se um modelo próprio. No ano específico da réplica Hot Wheels, o 442 manteve tanto o desenho como as opções de motorização do Cutlass, salvo algumas novas opções de transmissão e discos de freios dianteiros. Este carro sofreu com a decisão da GM de abolir os carburadores de corpo quádruplo de todas as suas linhas a fim de não competir com o Corvette, que afetou diretamente a versão W30, a mais "braba" equipada com motor V8 de 6,6 litros que teve sua potência reduzida para 325 hp. Este problema foi resolvido com câmbio com relações mais curtas e diferencial modificado que, em testes, levou o carro de 0-100 km/h em 6,5 segundos e a percorrer o quarto de milha em 14,1 segundos a uma velocidade de 166 km/h.     
Cadillac CTS V 2012 Faster Than Ever #10
Lançado em três variações na mainline de 2010, esse carrinho teve uma participação em séries especiais no ano seguinte (Holiday Rods) até retornar em 2012 com duas variações, a acima e uma exclusiva para os 10-pack equipada com rodas Y5. Acho que ele é a prova de quanto certos detalhes podem prejudicar um modelo. E não estou falando da cor ou das rodas FTE2 e sim desse S branco ao longo da lateral do carrinho. Enfim, ele reproduz a segunda geração da versão esportiva do sedan CTS, que foi lançada em 2009 e está equipada com um motor V8 de 6,2 litros e 556 hp com duas opções de transmissão, manual e automática de seis velocidades. O CTS-V tinha como equipamentos padrão, entre outros, bancos em couro, rodas de alumínio de 19 polegadas e relógio de aceleração lateral. Entre os opcionais os destaques eram teto solar, sistema de navegação e bancos esportivos Recaro. Em testes, o CTS-V mostrou ter um desempenho excelente: 0-100 km/h em 3,9 segundos, quarto de milha em 12 segundos a uma velocidade de 190 km/h e velocidade final de 319 km/h. Esse desempenho foi consolidado quando, ainda em 2008, um CTS-V sedan cravou o recorde para um sedan original de fábrica no famoso circuito de Nürburgring Nordschleife com o tempo detempo de 7:59.32. Este recorde permaneceu até ao ano seguinte, quando foi batido pelo Porsche Panamera Turbo.  
Custom '71 El Camino 2012 New Models #49
Sem dúvida, um dos mais esperados lançamentos de 2012, este carrinho reproduz o carro que é destaque nos comerciais da Team Hot Wheels que bombam na internet. Em um deles em especial, uma das equipes está fustrada pois não consegue realizar uma determinada tarefa. É quando então surge o chefe da equipe da Hot Wheels Test Facility (cuja sigla- HWTF - aparece na dianteira do carrinho) e orienta um piloto que, para que a tarefa fosse cumprida, era necessário velocidade e que ele mostraria a ele do que ele estava falando. Ao entrar no carro, o sujeito (que tem uma mão mecânica e uma cicatriz sinistra no rosto) dá empuxo nos dois motores a jato que equipam o carro. No vídeo, eles rompem a barreira do som, o que, é claro, um grande exagero promocional (veja o vídeo aqui). Para dizer a verdade, nem sei dizer se esse carro existe realmente. Mas, além dela ser bonita, essa El Camino representa a cultura de inovação que sempre esteve presente nos Hot Wheels, mas que ao longo dos últimos tempos a Mattel tem se esforçado para deixar de lado.
'70 Pontiac GTO 2012 Heat Fleet #9
Qualquer colecionador sabe que as "flames" (chamas) estampadas nas laterais dos carrinhos são uma espécie de DNA dos Hot Wheels. Afinal de contas, elas são uma parte do chamado estilo "California Custom", aplicado por Harry Bradley, o primeiro designer da Hot Wheels a quando de seu lançamento em 1968. Pois é, mas algumas vezes as flames não ficam legais como no caso desse Pontiac, ainda mais com o interior laranja e as rodas brancas. Enfim, projetado por Jun Imai, o carrinho acima foi lançado na mainline de 2008 em três variações. Nos dois anos seguintes, ele só integrou séries especiais: Classics (2009), um set especial das lojas Walmart (2009) e a Mystery (2010). Retornou à mainline em 2011 e em 2012, além da variação acima, houve outra na Mystery Models. Ele reproduz a segunda geração do GTO (1968-1973) que trazia algumas mudanças estéticas com relação à anterior como, por exemplo, os quatro faróis expostos. Apesar de manter a mesma motorização básica dos anos anteriores, havia como opcional o motor 455 HO, um V8 de 7,5 litros e 360 hp. Um GTO com este motor e equipado com transmissão manual de quatro velocidades e diferencial reforçado percorreu o quarto de milha em 15 segundos a uma velocidade de 155 km/h.

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