Monday, February 11, 2013

Coleção 2012, Mainline #21 - parte 2

'70 Ford Torino 2012 HW Racing #8
Carrinho projetado por Jun Imai (olha só, o cara também projeta carros americanos!) e lançado em 2008 dentro da série Modern Classics. Até 2012, ano de sua estréia na mainline, esse carrinho só teve variações em séries especiais e packs exclusivos: Convention Ticket Car (2008), Connect Cars (2009), 10-packs (2010), Garage (2011) e Boulevard (2012). A história desse carro remonta a 1968, quando o nome Torino passou a designar um padrão de acabamento do Fairlane. Dois anos depois, o Torino passou a ser um carro de linha com desenho totalmente diferente do Fairlane, sendo mais espaçoso, baixo, longo e aerodinâmico (se bem que não tão baixo como o carrinho acima, que parece ser mais uma versão lowrider do original, que você pode ver aqui). Escolhido como o carro do ano pela conceituada revista Motor Trends em 1970, o Torino tinha uma grande quantidade de modelos que atendia a praticamente qualquer tipo de consumidor, sendo as versões mais famosas a luxuosa Brougham e a esportiva GT, equipada com scoop no capô, carpetes, luzes de cortesia e motor V8 302 de 4,9 litros e 220 hp. Porém, a versão mais "braba" era a GT Cobra, equipada com motor V8 429 de 7 litros e 360 hp, transmissão manual de quatro velocidades, suspensão esportiva, capô preto, scoop no capô e persianas no vidro traseiro como opcionais.
Ford Thunderbolt 2012 Muscle Mania - Ford #
O Thunderbolt foi um dos meus primeiros Hot Wheels preferidos desde que comecei a colecionar em 2005. Projetado por Phil Riehlman, foi lançado na mainline em 2001 e desde então acumula uma grande quantidade de variações: foram cinco na mailine (três em 2002 sendo uma Super T-Hunt, 2003, 2005, 2007 e 2010), duas em 5-packs (2003 e 2004) e várias em séries especiais que incluíram a Preferred (2003), Real Riders (2005), Classics (2006), Drag Strip Demons (2009 e 2010) e Easter Eggclusives (2011). Ele reproduz um dos mais impressionantes muscle cars de todos os tempos, do qual foram produzidos apenas 100 unidades em caráter experimental em 1964. O objetivo da Ford foi criar um carro para corridas de arrancada combinando a carroceria do sedan médio Fairlane com o enorme motor V8 427 de 7 litros e 425 hp (acredita-se que esse número foi divulgado apenas para ter o carro aprovado pela legislação americana, uma vez que sua potência verdadeira estava em cerca de 600 hp!). Para que o motor coubesse no carro, já que o cofre do Fairlane fora projetado para receber motores de até 4,7 litros, a Ford precisou basicamente modificar e reforçar a suspensão dianteira e instalar no capô um grande scoop em forma de bolha a fim de melhorar o fornecimento de ar. A fim de reduzir o peso do carro para as competições, foram instaladas portas em fibra de vidro e janelas em plexiglass. Em um teste, um Thunderbolt percorreu o 1/4 de milha em 11,6 segundos a uma velocidade de 200 km/h.
Dodge Charger Drift 2012 Faster Than Ever #7
Para mim este foi um dos mais bonitos mainliners de 2012, além de ser a prova de que as rodas FTE2 cabem bem em alguns modelos. Projetado em parceira por Jun Imai e Eric Tscherne, foi lançado em 2010 e desde então teve variações na mainline (2011). Em 2012, além da versão acima, uma outra, equipada com luzes no teto e quebra-mato apareceu no 5-pack Police Pursuit, que inclusive já apareceu aqui. Ele reproduz o carro pilotado pelo sueco Samuel Hubinette na Formula Drift a partir de 2007 em substituição ao Dodge Viper. Na época de sua preparação, o carro foi equipado com o maior motor disponível na Mopar, o V8 392 de 6,4 litros e 525 hp na versão original mas que, com diversas alterações que incluíram, por exemplo, uma taxa de compressão maior e o uso de gasolina com alta octanagem, elevaram sua potência a 650 hp. Outras modificações incluíram um grande processo de redução de peso que levou a troca de várias partes da carroceria por peças em fibra de carbono e fibra de vidro, além dos vidros terem sido trocados por uma espécie de plástico conhecido como lexan. Para aguentar o drifting, entre outras medidas, a suspensão do Charger foi reforçada e equipada com novos amortecedores e os freios que equipavam os novos e leves conjuntos de pneus e rodas passaram a ser da italiana Brembo.
Lamborghini Gallardo LP 570-4 Superleggera 2012 All Stars #6
Lançado em 2011 em três variações em 2011 (da verde não consegui ver nem a cor! E ainda a estou procurando...), esse carrinho reaparecerá em uma linda variação laranja na mainline de 2013, a qual já estou de olho (veja ela aqui)! Apresentado em 2010, essa versão do Gallardo foi batizada de LP 570-4 Superleggera, um nome complicado que, acreditem ou não, só agora eu consegui encontrar o seu significado. A coisa é mais simples do que se imagina: LP é abreviatura de Longitudinale Posteriore e significa que o motor é traseiro e colocado na posição longitudinal. Já os números 570-4 indicam a potência de 570 hp e tração permanente nas quatro rodas. Por fim, o nome Superleggera (essa eu sabia) indica que o veículo é leve e tem características ideais para as pistas. O carro pesa apenas 1.340 kg, o que o fez o Lamborghini mais leve de todos os tempos, graças a seus componentes internos e externos feitos em fibra de carbono; já os vidros traseiros, a cobertura do motor e laterais traseiros são feitos de policarbonato. Por fim, outros itens como o seu jogo de rodas feito em alumínio forjado, é 13 quilos mais leve do que o jogo que equipa um Gallardo "normal". Completa o conjunto um motor V10 de 5,2 litros e com os já citados 570 hp que leva o carro a acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e a atingir a velocidade máxima de 325 km/h.
'06 Dodge Viper SRT10 2012 Code Cars #8
Longe da mainline desde 2009, este carrinho retorna com um dos piores esquemas de pintura de 2012. Acho que ele só veio para a garagem porque é um Viper... Projetado por Phil Rihelman e lançado na mainline em 2006, este carrinho, que pode ser encontrado também com a designação de 2006 Dodge Viper Coupe, apareceu mais duas vezes na mainline (2008 quando foi um dos Super T-Hunts e 2009), uma vez em 5-packs (uma sensacional variação dentro do pack Gotham City de 2007) e em algumas séries especiais que incluem a Classics (2007), Valentine's Cars (2008), Speed Machines (2010) e Cars of the Decades (2011). Ele reproduz a terceira geração do Viper (2003-2006), mais especificadamente o modelo SRT10, apresentado no Detroit Auto Show de 2005 e que trazia algumas diferenças estéticas com relação ao modelo Coupe como, por exemplo, as lateriais e a traseira no estilo dos Viper de competição, o chamado Competition Coupe (veja ele aqui). Além disso, algumas mudanças aerodinâmicas na carroceria acabaram por melhorar a forma de dirigir e o downforce. O motor era um V10 de 8,3 litros e 510 hp que faziam o carro acelerar de 0-100 km/h em apenas 3,8 segundos e alcançar uma velocidade final de 310 km/h.
'70 Camaro RS 2012 HW Main Street #3
Lançado em 2006 com duas variações dentro da série Ultra Hots (eu tenho a vermelha, veja ela aqui), esse Camaro finalmente faz sua estréia na mainline. Apesar de não haver encontrado seu projetista, eu aposto em Larry Wood. Tem poucas variações no currículo: foi carrinho exclusivo de convenção (2008), participou de séries especiais como a Clover Cars (2009) e da Vintage Racing (2011), além de ter integrado um 10-pack (2010). Em 2013 ele estará presente novamente na mainline. Ele reproduz a segunda geração do Camaro (1970-1981), totalmente remodelada com relação à anterior, e que tinha entre suas características mais marcantes o estilo fastback. O pacote Rally Sports (RS), que poderia ser adquirido por 168 dólares, era composto basicamente por novos pára-choques, grade modificada com relação aos demais modelos e pequenos detalhes como adesivos exclusivos nas maçanetas, soleiras das portas, painel e janelas. No interior, o RS estava equipado com um novo painel, além de bancos em concha, console central e manopla Hurst opcionais. O RS poderia ser equipado com uma grande variedade de motores, que começavam no básico seis cilindros de 4,1 litros e 155 hp até o grande V8 396 de 6,5 litros e 375 hp. Em 1970, de um total de 124.901 Camaros produzidos, cerca de 27.136 foram equipados com o pacote RS.

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