Tuesday, December 11, 2012

Coleção 2012, HWC #3

Mais um que comprei no queimão do HWC brasileiro, este carrinho é, nada mais nada menos, do que um dos mais famosos e populares Hot Wheels modernos: a Drag Bus. Encontrei uma história interessante sobre ela no site www.nchwa.com/busgallery.html que afirma que Phil Riehlman, seu projetista, a criou por sugestão de Mark Taylor, chefe da divisão Hot Wheels na década de 1990, que se queixou da inexistência de modelos VW Bus (que nós chamamos de Kombi) na linha de brinquedos da Mattel. O projeto então soi repassado para Riehlman, cujo primeiro desafio foi como dar ao carro de desenho antiquado um toque moderno. O projetista solucionou o problema ao pensar numa Kombi (vou chamá-la assim daqui para frente) no estilo funny car, categoria de provas de arrancadas onde os carros mantém uma carroceria leve que lembra o modelo original mas que esconde um motor enorme. Após os primeiros desenhos, no qual o futuro carrinho aparecia mais curto e redondo, Riehlman o aperfeiçou pensando originalmente apenas para utilizá-lo como carrinho promocional, tanto que ela só apareceu na mainline por duas vezes (1996 e 2005, sendo um dos T-Hunts).

VW Bus 1996 First Editions #6
Fonte: South Texas Diecast
Em uma das muitas reuniões que teve com a diretoria da divisão, Riehlman ouviu que o projeto ainda não "era suficientemente Hot Wheels". Mais uma vez ele resolveu o problema de forma simples: com uma "pitada" de hot rod, conseguida quando o fez como modelo panel, que para nós brasileiros seria a Kombi furgão, sem janelas nas laterais. Após reunir com outros projetistas da Hot Wheels e ouvir vários "pitacos" e sugestões, Riehlman enviou o desenho que considerava como o definitivo para a fábrica da Ásia, onde era produzido o molde inicial. Agora começariam os problemas sérios, já que o carrinho seria muito caro para ser produzido, pois usava a mesma quantidade de material para a fabricação de três Hot Wheels "normais"! Riehlman ainda ventilou essa possibilidade antes de enviar o desenho ao projetar a construção do motor em plástico, o que foi vetado pela gerência por razões de segurança, uma vez que os longos canos do escapamento poderiam quebrar e acabar machucando alguém. Por isso, o modelo deveria ser feito todo em diecast o que o tornou extremamente pesado, girando em torno de 114 gramas enquanto um carrinho comum pesa apenas 35. Após resolver esses problemas de produção, finalmente a Drag Bus pôde ser produzida. Pronta para ser lançada na mainline em 1996, a Drag Bus, por sugestão do departamento de marketing da Mattel, foi comercializada em pequenas quantidades, tornando-a imediatamente um carrinho raro e desejado.
 
Este carrinho, um dos exclusivos feitos para a Convenção Brasileira de 2010, é mais um que dificilmente sairá do blister, ainda mais sendo a minha única Drag Bus da minha coleção até ao momento. Foram feitas apenas 5000 unidades da Volkswagen Drag Bus 2010 Brazil Convention, sendo a minha a 1447ª.

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