Monday, November 5, 2012

Coleção 2012, Mainline #14 - parte 2

'70 Plymouth Superbird 2012 Muscle Mania - Mopar #8
Lançado na mainline com nada menos do que dez variações (quatro de cor e o restante no modelo das rodas) em 2006, esse carrinho projetado por Phil Riehlman pode ser considerado um clássico recente da Hot Wheels. A partir daí ele apareceu mais duas vezes na mainline (2010 e nas duas variações de 2012) e em várias séries especiais como a Holiday Rods (2006), Classics (2007), Connect Cars (2009) e Vintage Racing (2011). Ele reproduz um dos maiores muscle cars de todos os tempos, produzido para a NASCAR a partir do Road Runner e também como uma resposta da Plymouth ao Charger Daytona, da empresa-irmã Dodge, lançado um ano antes (1969). Foi um dos primeiros carros a ser projetado em túnel de vento, fato que resultou na grande asa traseira e no cone acrescentado à dianteira que, na versão de rua, trazia faróis escamoteáveis em fibra de vidro. Como em 1970 a NASCAR determinava que os carros só receberiam homologação depois de terem sido produzidas 500 unidades, a Plymouth produziu 1920 Superbirds equipados em três diferentes motorizações: com o 426 Hemi (de 7 litros e 425 hp), o 440 Super Commando (de 7,2 litros e 370 hp) e o 440 Super Commando Six Barrel (de 7,2 litros e 390 hp). Devido às restrições a emissão de poluentes e as altas franquias dos seguros para carros de alto desempenho, o Superbird só foi produzido em 1970.
'09 Corvette Stingray Concept 2012 Thrill Racers - City Stunt #1
Esse carrinho é a prova de como alguns detalhes, se não forem bem escolhidos, podem estragar um modelo bonito. A pintura ainda passa, afinal de contas ele integra uma sub-série que traz decoração inspirada nos carros usados em crash tests. Até aí tudo bem, mas como explicar as rodas dianteiras de uma cor e as traseiras de outra? Já estou de olho em algum modelo com rodas PR5 brancas para fazer a troca. Lançado na mainline em 2010, ele ainda apareceu na linha por mais duas vezes (2011 e 2012, além de já estar garantido em 2013) e nas séries especiais Garage (2011) e Boulevard (2012). Ele reproduz o carro-conceito lançado em 2009 e que ficou mundialmente conhecido por participar do filme "Transformers: a Vingança dos Derrotados" (Transformers: Revenge of the Fallen, 2009) como Sidewipe, um dos integrantes da equipe dos Autobots. O que chama a atenção no filme é que, na forma de robô, Sidewipe desliza em uma espécie de patins e não fala nada ao longo das mais de duas horas e meia. Inspirado no clássico Stingray de 1959, e com a pretensão de guiar as linhas dos Corvette do futuro, a GM nunca pretendeu produzir o conceito.
Ford Shelby GR-1 Concept 2012 Treasure Hunts #12
Carrinho mais difícil de achar do que um superized, tanto que só vi esse até agora nas gôndolas em Belém. Projetado por Phil Riehlman, foi lançado em 2005 na mainline em nada menos do que seis variações (duas de cor e o restante em modelos de rodas). Depois disso, enquanto ele só teve mais uma participação na mainline em 2006 até o lançamento dessa variação acima, integrou várias séries especiais como a Mystery (2008), Military e Cop Rods (2009), Speed Machines (2010) e Boulevard (2012). Ele reproduz o carro-conceito lançado em 2005 no tradicional Pebble Beach Concours d'Elegance, aproveitando o sucesso feito pelo Shelby Cobra Concept nos salões em 2004 (veja esse carro aqui, que também tem uma versão Hot Wheels), ambos inseridos na concepção da Ford de estabelecer uma linha de carros super-esportivos, da qual também fazia parte o GT, lançado em 2003. O GR-1 causou excelente impressão: além da carroceria em estilo agressivo feita toda em alumínio, o carro era equipado com um motor V10 de 6,4 litros e 605 hp, dando um desempenho estimado de 0-100 k/h em menos de 4 segundos e uma velcidade final de 320 km/h.
'64 Lincoln Continental 2012 HW Main Street #10
Um dos mais bonitos e disputados modelos da mainline deste ano, foi projetado por Jun Imai e lançado em 2007. O interessante é que ele possui uma versão conversível, lançada em 2000 mas projetada por Michael Kolins (veja esse carrinho aqui) e que desde 2006 está longe da linha básica. Enfim, depois de 2007, a versão "com capota" apareceu apenas mais duas vezes na mainline, com duas variações em 2009 e mais duas em 2012. Esse carrinho já está garantido na mainline em 2013. Participou de algumas séries especiais como a Fright Cars (2008) e Garage (2010). Ele reproduz com grande fidelidade o Continental, um dos grandes clássicos do automobilismo norte-americano em sua quarta geração (1961-1969), totalmente remodelada em relação à anterior. Entre suas características marcantes estavam as portas traseiras "suicidas" (que se abrem para trás, solução encontrada para aumentar o espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro uma vez que o carro diminuíra de tamanho), a grande confiabilidade e resistência, além de várias opções de motorização que iam de um V8 de 7 litros e 340 hp a um V8 de 7,6 litros e 400 hp.
Porsche 911 GT2 2012 All Stars #4
Mais um projeto de John Violette, foi lançado em duas variações em 2010, tendo retornado à mainline no ano seguinte com mais duas variações. Caracterizado pelo alto nível de fidelidade ao modelo original (note os faróis "em vidro", algo muito raro nos Hot Wheels), em 2012 ele participa com a variação acima e mais uma exclusiva para a Walmart. Ele reproduz  a terceira geração do GT2, a 997, produzida entre 2008 e 2010 e com pelo menos uma grande diferença mecânica com relação às gerações anteriores: apesar de usarem o mesmo motor flat-6 de 3,6 litros, a versão do 997 era equipada com dois turbos com geometria variável que geravam 523 hp em contrapartida aos 450 hp da 993 e aos 475 hp da 996. Essa diferença obviamente se fez sentir no desempenho, fazendo com que a 997 acelerasse de 0-100 km/h em 3,6 segundos e alcançasse a velocidade final de 330 km/h, fazendo dele o segundo Porsche a vencer a alcançar tal velocidade depois do 911 GT1 de 1998 homologado para competições. Outras características mecânicas deste super-carro eram o câmbio manual de seis velocidades e os discos de freio em cerâmica nas quatro rodas.

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