Friday, October 12, 2012

Coleção 2012, Speed Machines #1

Esses carrinhos saíram literalmente do fundo do baú! Quando as encontrei esquecidas em uma gôndola de uma loja de departamentos em Belém o vendedor, ao ver minha felicidade, exclamou: "O Sr. gosta desses aí? Finalmente, pois estão aí a um tempão jogados pegando poeira. Ninguém leva...".  Perdoa-o Pai, pois ele não sabe o que fala. A Speed Machines foi uma série lançada em 2010 que tinha como característica marcante o fato de que todos os carrinhos que a integravam serem modelos licenciados, ou seja, que existiam ou existem na "vida real". Todos vinham com pintura realística e equipados com as rodas CM6. Ao todo, foram lançados 59 carrinhos, sendo o último lote colocado à venda em 2011. Alguns modelos como a Ferrari 599XX, o McLaren F1 GTR e o '09 Audi TTS foram modelos exclusivos da série. Tenho até um número considerável de Speed Machines (uns inclusive comprados em Macapá) e que hoje residem na garagem. A grande maioria, contudo, eu não vi nem a cor por conta dos constantes problemas de distribuição da Mattel. 
Enfim, esses dois são aqueles carrinhos que não são tão bacanas e que eu fui deixando de lado para comprar McLarens, Ferraris, Porsches e Bugattis. Depois que a série acabou, bateu aquele arrependimento... Enfim, antes tarde do que nunca, eles chegaram à garagem!

Ford GTX-1 2010 Hot Wheels Speed Machines
Pelas minhas contas, acho que esse carrinho já apareceu aqui, somente esse ano, pelo menos umas quatro vezes. Mas dessa vez não estou reclamando, uma vez que a variação acima foi mesmo um achado. Projetado por Bryan Benedict, foi lançado em 2007 e desde então sempre tem uma variação presente na linha Hot Wheels, seja na mainline (2008, 2010 quando foi um dos T-Hunts, 2012) ou em séries especiais como a Mystery (2009), Clover Cars (2010) e Boulevard (2012). Ele reproduz um modelo derivado do Ford GT produzido pela empresa especializada em modificações em super-carros Gennadi Design. Com o apoio de SVT, a divisão de alto desempenho da Ford, a empresa tinha planos para cortar o teto de cerca de 500 GT a partir de 2008, mas apenas 100 foram realmente modificados. Na parte mecânica, o motor original de 500 hp foi modificado ganhou cerca de 200 hp. Outras mudanças de vulto aconteceram no interior, que se tornou muito mais luxuoso e dotado de um sofisticado sistema de som da Sony, uma das muitas empresas parceiras na empreitada.  
2008 Tesla Roadster Sport 2010 Hot Wheels Speed Machines
Projetado por Phil Rhielman, foi lançado com três variações em 2008. A partir de então, se tornou meio que "ave rara" dentro da linha Hot Wheels com variações apenas na Valentine Cars (2009), Speed Machines (2010), Earthday (2010) e na sub-série da mainline Track Stars (2011). Ele reproduz o primeiro veículo movido totalmente a eletricidade a ter capacidade de grandes velocidades produzido nos Estados Unidos na era moderna. O Tesla foi ainda o primeiro automóvel a usar células de baterias de lítio, que lhe davam 320 km de autonomia. Diferentemente dos carros elétricos que povoam o imaginário popular (em formato de casco de barata, com rodas de bicicleta e andando a 10 km/h em estradas perdidas no Havaí ou na Austrália), o motor do Tesla era capaz de fazer o carro ir de 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos e alcançar uma velocidade final limitada eletronicamente de 200 km/h. Apesar de avançado e ter feito a cabeça de celebidades politicamente corretas com relação ao meio-ambiente como os atores Brad Pitt e George Clooney, o Tesla era caro (nos EUA era vendido a 100 mil dólares) e por isso só foram produzidas 2.350 unidades. Sua produção encerrou em 2012, com a Final Edition, uma versão com acabamento especial.  

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