Monday, October 29, 2012

Coleção 2012, Mainline #13

Mais um leva de carrinhos da mainline e desta vez trazendo a segunda variação da Brasília, o segundo carro nacional (o "primeiro", o Amazoom, para mim não conta pois é um stock-car genérico) reproduzido pela Mattel no formato Hot Wheels. E ela veio trazendo problemas para nós, colecionadores brasileiros porque senão não teria graça. Primeiro: ela demorou um tempão para chegar em praticamente todo o país; depois, nos chassis de alguns carrinhos o nome veio grafado "Brasillia", com dois l's. Isso gerou um bafáfá imenso em foruns e no T-Hunted!. Sinceramente, não acho que era para tanto pois nós já sabemos os problemas que a Mattel tem na hora fazer o acabamento nos Hot Wheels. Enfim, a minha Brasília veio com os dois l's. Acho que foi por causa desse tipo de mancada que a Mattel acabou com o nome na parte de baixo do modelo. Mas nem tudo nessa leva são problemas! Os destaques positivos dessa postagem vão para o bonito BMW Z4 e para para o Challenger na versão Superized, que encontrei em mais uma loja ainda não alcançada pelos ratos de gôndolas. Foi pura sorte mesmo tê-lo encontrado, sendo este o sentido original dos antigos Super T-Hunts. Vamos aos carrinhos:

Volkswagen Brasilia 2012 Heat Fleet #5
A Brasília, o segundo carro brasileiro reproduzido pela Hot Wheels, foi lançada em 2011 em duas variações. Na época, ela gerou um grande número de críticas por elementos pouco condizentes com o carro real como os pára-choques e o interior. As variações de 2012 mais uma vez sofreram com as críticas, desta feita em relação à sua pintura e ao nome gravado nos chassis de forma errada, conforme escrevi acima. Não sou muito de reclamar dos Hot Wheels, mas sou forçado a concordar que era bem melhor uma versão mais próxima do carro original, que começou a nascer em 1970 quando a Volkswagen resolveu criar um novo modelo que fosse pequeno por fora, grande por dentro e que tivesse uma grande área envidraçada. Três anos depois, o novo carro foi lançado atendendo os requisitos iniciais do projeto e inovava no acabamento do interior com um moderno tecido dos bancos e do teto, pecando apenas no painel que parecia herdado de antigos DKW. Outra item negativo do carro era a motorização: um 4 cilindros de 1,6 litros e 60 hp que fazia com que a Brasília não fosse páreo ao seu grande concorrente na época, o Chevette Hatch, indo de 0-100 km/h em 23 segundos (!) e com velocidade final de 129 km/h (!!). 
'66 Ford Fairlane GT 2012 Muscle Mania - Ford #2
Projetado por Phil Riehlman, é mais um que está virando figurinha carimbada dentro da mainline, uma vez que, desde 2009, tem inúmeras variações: em seu lançamento foram três, sendo uma exclusiva para a Walmart; em 2010, mais três, sendo uma exclusiva novamente para a Walmart; em 2011, duas variações para a Garage, a única série especial de seu currículo; em 2012, são quatro, três na mainline - sendo um Superized - e uma exlcusiva mais uma vez para a Walmart. Ele reproduz a quinta geração do Fairlane (1966-1967), que contou com chegada de novas versões que incluíam a conversível e as esportivas GT e GTA (equipada com câmbio automático), todas criadas com a intenção de serem equipadas com os motores big block da montadora. A motorização padrão era o V8 de 6,4 litros e 335 hp, que fazia o carro percorrer 400 metros em cerca de 15 segundos. Apesar do desempenho respeitável, a Ford resolveu instalar uma versão "mansa" de seu V8 427 de competição em cerca de 60 Fairlanes, justamente a versão reproduzida pelo carrinho acima, imediatamente reconhecido pelo longo scoop que se projetava bem à frente do capô.
Ferrari California 2012 All Stars #7
Primeira e bonita variação desse carrinho que foi lançado em 2009 e que desde então vem acumulando várias participações na linha Hot Wheels, mais precisamente três na mainline (2009, 2011 e 2012), um 5-pack (2010) e uma série especial, a Speed Machines (2010). Lançada no Paris Auto Show de 2008, a California é um grand touring conversível com capacidade 2+2 que representou uma grande mudança nos carros da Scuderia, já que ela foi a primeira Ferrari a ter um motor V8 instalado na dianteira (4,3 litros e 454 hp); foi também a primeira a ter transmissão de sete velocidades com dupla embreagem e teto automático em metal. Apesar de algumas críticas quanto ao desenho de sua carroceria (projetada por Scaglietti), que a levaram a integrar uma lista composta pelas Ferraris mais feias de todos os tempos (lembra dessa? Veja aqui), seu projeto foi desenvolvido com mais de 1000 horas em túnel de vento, levando-a a ser a Ferrari com o menor coeficiente aerodinâmico da história. Seu desempenho também é de respeito: 0-100 km/h em 3,9 segundos e velocidade final de 310 km/h.
'70 Monte Carlo 2012 Muscle Mania - GM #7
Lançado em 2009 na série Classics, este carrinho só fez sua estréia na mainline em 2011 e logo com quatro variações, sendo duas exclusivas para a Walmart. Neste mesmo ano participou de duas séries especiais, a Mystery e a Garage. Em 2012, ele terá três variações, sendo esta acima a segunda. Ele reproduz o modelo lançado como contrapartida ao Pontiac Grand Prix projetado pela lenda Pete Estes (1916-1988), gerente geral da Chevrolet. O Monte Carlo só era oferecido em uma opção de carroceria, coupe de duas portas. O carro tinha como motorização básica um V8 small block de 5,7 litros e 250 hp equipado com uma transmissão automática de três velocidades. A versão esportiva era a SS 454, reproduzida pelo carrinho acima, com motor Turbo-Jet de 7,4 litros e 360 hp que estava equipado com carburador de corpo quádruplo, suspensão reforçada e padrão de acabamento exclusivo. Como curiosidade acerca do Monte Carlo, temos o fato de uma greve dos operários da fábrica onde ele era produzido ter atrapalhado as vendas ao longo de 1970. Contudo, assim que a produção foi retomada, o este carro foi um sucesso de vendas.
2008 Lancer Evolution 2012 Heat Fleet #8
Projetado por John Violette, foi lançado em 2008 e desde então frequentemente está presente na linha Hot Wheels. Tem quatro participações na mainline (2008, 2009 com um variação para a Walmart, 2010 e 2012), uma série especial (Speed Machines em 2010), um 5-pack (2011) e duas na Color Shifters (2008 e 2010). É um carrinho altamente fiel ao original, mas que só veio para a garagem esse ano por ser o Lancer, pois a pintura é bem fraquinha. Pior é a segunda variação, que em breve estará aparecendo aqui. Ele reproduz a décima geração da versão mais "braba" do Lancer, lançado originalmente em 1992. Apresentado como como carro-conceito no Tokyo Motor Show de 2005, o Evolution vinha equipado com o novo motor 4B11T, quatro cilindros turbinado e todo feito em alumínio com capacidade de 2 litros que, em sua versão básica, tinha potência de 291 hp. A versão mais potente tinha 354 hp. Equipado com câmbio automático de sete velocidades e manual de seis, o carro - na versão básica - era capaz de ir de 0-100 km/h em 5,3 segundos e tinha velocidade final limitada eletrônicamente em 250 km/h.
  BMW Z4 M 2012 New Models #18
Boa novidade de 2012, este carrinho poderia ser bem mais bonito, mas sofre com o tradicional PMDFD, ou seja , "Padrão Mattel de Falta de Detalhamento". Pelo que já vi na internet, a segunda variação, que é preta, é bem mais bonita. Ele reproduz a versão do roadster Z4 nos padrões da categoria GT3 da FIA, tendo inúmeras diferenças com relação ao modelo original "de rua". A primeira é a motorização: em lugar de um seis cilindros de 3,2 litros em sua versão mais potente, o carro tem um V8 de 4,4 litros de 515 hp. Para gerenciar tanta potência, a montadora investiu pesado em eletrônica como freios ABS, controle de tração, injeção eletrônica, limitador de velocidade para pitstops e transmissão manual de seis velocidades de trocas rápidas conhecida como Quick Shift. Outros equipamentos como suspensão reforçada, sistema de exaustão modificado, um novo diferencial e um tanque de combustível com capacidade para 105 litros também foram acrescentados. A carroceria foi reforçada com estrutura tubular e todas os equipamentos aerodinâmicos como, por exemplo, os spoilers e a grande asa traseira são feitos em fibra de carbono. Essas medidas reduziram o peso do carro para apenas 1200 quilos, atendendo às determinações da FIA.
'70 Camaro Road Race 2012 HW Performance #4
Projetado por Dave Weise, esse carrinho foi um dos grandes lançamentos da mainline no ano passado. Em 2012 ele retornou com três variações dentro da série Performance, que traz os carrinhos decorados com as logos de grandes montadoras de peças para carros. Um dessas variações era justamente um Superized, da qual não vi nem a cor. Ele reproduz o Camaro utilizado na categoria Trans Am no início da década de 1970, do qual é possível encontrar inúmeros exemplares na internet. Por conta disso, escolhi um que foi preparado por Dick Hoffman e Dave Horchler para competir na categoria em 1972 (veja o site aqui), tendo conseguido seu melhor resultado - um quinto lugar na pista de Sanair a 5 de agosto de 1972. Ele estava equipado com um motor V8 de cerca de 600 hp altamente preparado com peças de conhecidas montadoras norte-americanas como, por exemplo, distribuidor e bomba de combustível Holley e ignição MSD. Completava o conjunto radiador de alumínio, resfriador de óleo, carroceria em aço, suspensão reforçada, rodas Motor Wheels de competição, mostradores Stuart-Warner e sistema anti-fogo.
Mazda RX-7 2012 New Models #31
Lançamento de 2012, foi projetado por Jun Imai como mais um fruto da parceria deste projetista com o site Japanese Nostalgic Car que tem, inclusive, sua logo estampada nas colunas do carrinho. Já o nome "B. Ozaki" se refere a um funcionário do setor de pintura da Mattel que tem um carro parecido com esse. Segundo o mesmo site, o kit aerodinâmico do carrinho foi inspirado no RX-7 que no início da década de 1990 competiu na International Motor Sport Association (IMSA). Eu achei esse carro (veja ele aqui) e acho que eles deram uma viajada nesse sentido. Outra coisa interessante é a sigla JDM estampada nas portas. Ela significa Japanese Domestic Market e se refere a carros com peças projetadas e produzidas por indústrias japonesas para atender as demandas e preferências do mercado interno. As regras do JDM são impostas pelo jishu-kisei, um acordo de cavalheiros entre as montadoras que em 1988 (justamente a época do RX-7 reproduzido pelo carrinho acima) estabeleceu que todos os carros teriam até 280 hp e reafirmaram o limite de velocidade máxima de 180 km/h, imposto na ainda década de 1970 tanto por razões de segurança como pela ação das gangs bosozoku (lembra do Mad Manga?).
'62 Chevy (Bubble Top) 2012 Muscle Mania - GM #3
Lançado em 2004, esse carrinho projetado por Larry Wood esteve presente apenas em séries especiais - Affinity e Whips (2004), Real Riders (2005) e Classics (2006) - até 2008, quando fez sua estréia na mainline. De lá para cá foram variações em mais uma série especial, a Connect Cars (2009), e as três variações deste ano, que incluem uma exclusiva para a Walmart. Ele reproduz a última versão do modelo hard top presente na quinta geração (1961-1964) do clássico Bel Air. Lançada em 1961 e conhecida como Sport Coupe, ele tinha o famoso teto "bubbletop" (mais arredondado e sem as colunas B) que a partir desse ano passaria a equipar apenas esportivos e conversíveis da montadora. Além da questão do teto, o que faz esse carro ser procurado nos dias de hoje por colecionadores era o seu motor, chamado de Turbo-Fire 409, na época um novo V8 W-block de 6,7 litros e cerca de 409 hp. O pacote mecânico incluía ainda quadro de alumínio, dissipador de calor e transmissão manual de quatro velocidades. A potência era tanta que este carro participou regularmente da temporada de arrancadas em 1962.
Amazoom 2012 HW Main Street #9
Lançado em 2008, foi projetado por Mark Jones, segundo a lenda, para homenagear o segundo maior mercado consumidor de Hot Wheels no mundo, no caso o Brasil. Devido a problemas de licenciamento, o projetista optou por criar uma versão genérica dos já genéricos stock-cars nacionais. É um carrinho que tem um bom histórico na linha Hot Wheels: após as duas variações de 2008, ele tem mais uma em 2011 e três em 2012, que incluem essa acima e uma exclusiva para a Walmart. Em séries especias ele apareceu apenas em 2011, dentro da nova série Mystery. Um linda variação apareceu ainda em um 10-pack de 2010 e ele ainda foi o carrinho da primeira convenção brasileira da Hot Wheels realizada em 2008 que, de diferente da primeira variação de 2008, pintada em verde-e-amarelo só mesmo o expositor, pois o carrinho era exatamente o mesmo. Aqui ele aparece com as cores do departamento de bombeiros da cidade de Oshkosh, localizada no estado de Winsconsin.
'71 Dodge Challenger 2012 Muscle Mania - Mopar #2
Nem acreditei quando vi ele ainda pendurado na gôndola... Ainda mais sendo, para mim, o mais bonito Superized do ano. Foi lançado em 2011 em três variações, sendo a terceira, laranja, relacionada com o filme "Lanterna Verde" (Green Lantern, 2011), uma vez que o personagem principal, o piloto de testes Hal Jordan (vivido por Ryan Reynolds) dirige um igual. Criado com o objetivo declarado de fazer frente ao Camaro e ao Mustang, ainda que um pouco tarde uma vez que o segmento dos pony-cars estava em declínio devido às restrições ambientais, o carro foi um sucesso de vendas com quase 77 mil unidades comercializadas em 1970. O carrinho acima reproduz a versão esportiva , a R/T (Road/Track), equipada com motor Magnum de 6,2 litros e 335 hp e transmissão manual de três velocidades. Como se não bastasse, havia ainda a opção por um motor mais potente, o Hemi Six-Pack, de 7 litros e 425 hp! Essa versão ia de 0-100 km/h em 6,4 segundos e chegava a uma velocidade final de 235km/h. O Challenger tinha duas opções de carroceria, a hardtop e a conversível, e podiam ainda ser comprados com o luxuoso padrão de acabamento SE, que incluía bancos em couro, teto em vinil e console interno com luzes de alerta para portas abertas, pouco combustível e cintos de segurança.

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