Monday, October 1, 2012

Coleção 2012, Corvette 5-Pack

Mais um pack incorporado à coleção, desta vez homenageando um dos maiores carros de todos os tempos: o Corvette. Como não poderia deixar de ser, é bom começar com um pouco de História. A origem deste verdadeiro ícone do indústria automobilística começa no início da década de 1950, quando nenhuma corporação do mundo chegava perto da General Motors (GM) em tamanho e lucros. Para se ter uma idéia de seu tamanho, a GM tinha o dobro do tamanho da segunda maior companhia, a Standard Oil (hoje, ExxonMobil). Isso acontecia devido à participação da empresa em uma grande variedade de negócios que incluíam a produção de produtos para casas, seguros, locomotivas e, é claro, a produção de carros através das subsidiárias Chevrolet, Pontiac, Oldsmobile, Cadillac e Buick. Na década de 1950, ela vendia mais da metade dos carros comercializados nos Estados Unidos, o que chegou a levantar suspeitas do divisão anti-trust do Departamento de Justição norte-americano.
A GM, dona de toda essa grandeza, porém, não fabricava um esportivo. A simples idéia de um carro da marca, considerada conservadora, para competir com as tradicionais Jaguar, MG e Triumph parecia absurda na época. Coube então ao chefe de design da empresa, o visionário Harley J. Earl (1893-1969), simplesmente o criador da idéia de carro-conceito, a tarefa de criar o carro esportivo da empresa. No final de 1951, Earl começou a imaginar um esportivo conversível que pudesse ser vendido pelo preço de um sedan médio - cerca de 2000 dólares. Para dar forma à idéia, Earl convocou o projetista Robert F. McLean.
Seguindo as orientação do chefe de manter os custos baixos, McLean usou uma série de componentes mecânicos de outros modelos da GM. Assim, os chassis e a suspensão eram do Chevy sedan de 1952, mas com algumas modificações quanto à transmissão e ao compartimento do passageiro. O motor era praticamente o mesmo seis cilindros em linha que equipava a maioria dos Chevys, porém com uma taxa de compressão mais alta, carburadores de corpo triplo e descargas dimensionadas que elevaram sua potência para mais de 150hp. Temendo que nenhuma transmissão manual da Chevrolet pudesse controlar tanta potência, McLean instalou uma automática de duas velocidades Powerglide. Para manter os custos baixos, a carroceria foi feita em fibra de vidro.
Apresentado como parte do carros-conceitos da GM no New York Auto Show de 1953, o modelo esportivo despertou a atenção do recém-promovido chefe de produção da GM, Ed Cole.O entusiasmo foi o mesmo entre os visitantes do salão, sendo o estande da GM sendo diariamente procurado por dezenas de pessoas perguntando quando custava o carro. Mesmo envolvido no desenvolvimento do V8 small block da empresa que seria lançado dois anos depois, Cole demonstrou grande entusiasmo pelo esportivo, agilizando sua produção (apenas seis meses depois do salão, a produção do carro foi iniciada, mais precisamente a 30 de junho de 1953). Mas antes, como o carro precisava de um nome, Cole chamou Myron Scott, gerente de propaganda da Chevrolet para uma reunião especial com alguns executivos da empresa. Scott sugeriu Corvette, todos adoraram e o resto é história.
Vamos aos carrinhos?

'69 COPO Corvette 2012 Corvette 5-Pk
Projetado por Alec Tam, foi lançado na mainline em 2011 em quatro variações, sendo uma exclusiva da Walmart. De todas, a mais bonita é disparado essa acima. A história do modelo real que ele reproduz é interessante: conhecido como L-88, ele foi criado para participar das competições de endurance como Sebring, Daytona e as 24 Horas de Le Mans. Contudo, ele podia ser encomendado por um comprador comum pelo sistema Central Office Production Order (COPO), pelo qual era possível, através de uma concessionária, selecionar um pacote de desempenho similar. Apenas 216 unidades do L-88 foram produzidas entre 1967 e 1969, todas equipadas com um motor V8 427 de mais de 560hp e algumas mudanças necessárias para aguentar tanta potência como, por exemplo, um novo câmbio automático de quatro velocidades.
Corvette C6R 2012 Corvette 5-Pk
Segundo carrinho mais bonito do pack, foi projetado por Jun Imai e lançado em 2006. Apesar de poucas aparições na linha Hot Wheels, o C6R tem importantes variações como, por exemplo, em 2007, quando foi um dos Treasure Hunts e participações em séries especiais como a Mystery Car (2008), a Speed Machines (2010) e a Garage (2011). Ele reproduz bem fielmente o novo modelo de competição do Corvette para provas de endurance construído pela Pratt & Miller, desenvolvido a partir da chegada de uma nova geração do modelo de rua, o C6, do qual manteve basicamente a mesma carroceria, porém com modificações aerodinâmicas importantes como a grande asa traseira, spoilers e um difusor de ar. Movido por um motor V8 de 7 litros capaz de gerar 505hp criado pela preparadora Katech, o carro foi um sucesso nas pistas, chegando a vencer várias provas na American Le Mans Series e a participar das 24 Horas de Le Mans até ser retirado em 2009.   
Corvette Grand Sport 2012 Corvette 5-Pk
Foi difícil deixar esse carrinho como o terceiro mais bonito do pack, ainda mais sabendo que ele foi projetado por Larry Wood às vésperas de se aposentar. Lançado em 2008, ele é basicamente um "carrinho de mainline", uma vez que quase todas as suas variações até agora só apareceram nessa linha. A exceção foi em 2009, quando integrou a Mystery Cars. Ele reproduz o modelo que o engenheiro-chefe da linha Corvette, Zora Arkus-Duntov (1909-1996), pretendia construir secretamente para fazer frente ao Shelby Cobra da Ford nas corridas de Grand Touring. Os executivos da GM fecharam o programa e, dos 125 planejados por Duntov, apenas cinco foram construídos, tornando-se assim um dos mais raros Corvettes existentes. Pilotado por lendas dos automobilismo norte-americano como Roger Penske e A. J. Foyt, o Grand Sport era movido por um V8 de 6,1 litros e 550hp, todo em alumínio e equipado com quatro carburadores de corpo quádruplo, tudo isso em uma carroceria de fibra de vidro montada sobre tubos de aço.
Corvette SR-2 2012 Corvette 5-Pk
Projetado por Mark Jones, esse carrinho só tem duas aparições na mainline, ambas em 2002, ano em que foi lançado. A partir daí, só séries especiais (2002, 2003 e 2008) e 5 (2006 e 2012) e 10-packs (2008). Ele reproduz o modelo monoposto que Ed Cole e Zora Duntov começaram a trabalhar em 1955 para levar o Corvette para as pistas. Projetado por Robert Cumberford inspirado no lendário Jaguar D-Type, no testes ocorridos no ano seguinte, o SR-2, equipado com motor V8 de 240hp (alguns ajustes feitos mais elevaram a potência em 15hp), chegou a uma velocidade média de 242km/h. Mais rápido que seu concorrente direto, o Ford Thunderbird, o SR-2 foi posto para competir nas 12 Horas de Sebring de 1956 onde não conseguiu resultados expressivos, o que foi considerado normal uma vez que o Corvette havia sido lançado apenas dois anos antes e que o desenvolvimento de um modelo de competição demora bastante. Apenas quatro SR-2 foram construídos e não se sabe efetivamente o que as iniciais "SR" significam: alguns acreditam que seja Special Racing, outros Sebring Racer.
Corvette Stingray 2012 Corvette 5-Pk
Mais um carrinho que o Hot Wheels Wikia coloca como tendo sido projetado por Jack Chen (!?!?!?), eu acredito que na verdade tenha sido obra de Larry Wood ou Mark Jones. Foi lançado na mainline em 2003, onde só teve mais uma variação em 2004. Fora isso, só séries especiais (2003, 2007, 2010 e 2011) e packs (2006 e 2011). Ele reproduz o carro-conceito lançado em 1957 tendo como base a segunda geração do Corvette Stingray. Projetado em conjunto pelos designers Pete Brock, Bill Mitchell (1912-1988) e Larry Shinoda (1930-1997), o carro passou por um drástico processo de redução de peso, quando perdeu cerca de 450kg em relação ao carro de linha, e foi equipado com um V8 small block de 4,6 litros e 315hp. Ele foi uma importante plataforma de testes para a linha Corvette, especialmente no desenvolvimento de um câmbio manual de quatro velocidades, o uso de alumínio na carroceria e novos tipos de suspensão.

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