Monday, September 24, 2012

Coleção 2012, Garage #2

O grande lote de carrinhos da série Garage adquiridos na loja Semaan terminou. Eu recomendo esta loja: preços justos e séria no trato com o cliente fazem ela ter um grande diferencial com relação ao covil de lobos como o Mercado Livre, por exemplo. Foi só nela que eu consegui encontrar esses Garage, pois a distribuição da Mattel não privilegiou Belém quanto a essa série. Se às vezes não privilegia nem a mainline, quiçá as séries especiais. Além dela, ainda consegui na Semaan carrinhos da Boulevard e do extinto Red Line Club brasileiro a preços acessíveis e que em breve aparecerão por aqui. Acho que vale a pena uma visita. Bem, mas chega de jabá, ainda mais quando não se recebe nada por isso concorda? Vamos aos carrinhos, alguns bem exclusivos.

1965 Ford Mustang Fastback 2011 Hot Wheels Garage
Projetado por Alec Tam, foi lançado em 2009 e desde então sempre teve uma variação dentro da linha Hot Wheels. Foram quatro participações na mainline (2008, 2009, 2010 e 2011) com duas variações para a Kmart e uma para a Walmart e, além da Garage, participou de algumas em séries especiais como a Mustang Mania (2009) e a Clover Cars (2012). Lançado com estrondodo sucesso em 1964, o Mustang original conversível de quatro lugares poucos meses depois ganharia a companhia do modelo Fastback. Considerado o carro que inagurou a categoria dos pony cars, composta por modelos baratos, compactos, com estilo e desempenho esportivos, o Fastback ainda lançou o padrão 2+2, ou seja, com lugares para dois passageiros na frente mais com pequenos bancos para passageiros ocasionais ou crianças atrás. Tinha como opção de motorização mais potente um o V8 Windsor de 4,7 litros e 225hp.
'70 Ford Torino 2011 Hot Wheels Garage
Projetado por Jun Imai, foi carrinho exclusivo de séries especiais até este ano, quando apareceu sua primeira variação na mainline. Lançado em 2008 na série Modern Classics, este modelo tem variações ainda na Connect Cars (2009), em 10-packs (2010) e na Boulevard (2012) que já apareceu aqui no blog. Ele reproduz, na forma de um street rod, o modelo médio produzido pela Ford a partir de 1968 que substituiu o Fairlane. O Torino estava disponível em várias opções de carroceria que incluíam fastback (como o carrinho acima), conversível, sedan, station wagon e pick-up. Uma versão mais aerodinâmica deste carro, a Talladega, foi o carro oficial da Ford na NASCAR no final da década de 1960 e início da seguinte. O Torino tinha várias opções de motorização que começavam em um seis cilindros em linha de 4,1 litros e terminava no V8 de 7 litros e 365hp que equipava a versão Cobra, que vinha ainda com transmissão manual de quatro velocidades, suspensão esportiva, escapamento duplo e um scoop no capô.
'66 Ford Fairlane GT 2011 Hot Wheels Garage
Segunda variação do Fairlane dentro desse lote da Garage, mas que não foi adquirido na Semann e sim em um supermercado de Belém. Eu o "paquerei" durante um tempão na gôndola de até dedidir pegá-lo de uma vez. Não sei porque demorei, uma vez que ele é mais bonito que a variação azul-turquesa da postagem anterior. Projetado por Phil Riehlman, esse carrinho foi lançado em 2009 e tem apenas uma série especial no histórico (tirando as variações Walmart e Superized), justamente na Garage de 2011. Ele reproduz a quinta geração do Fairlane (batizado assim em homenagem a propriedade rural de Henry Ford, chamada "Fair Lane"), mais precisamente a versão GT, equipada com o motor V8 de 4,7 litros e 425hp. Outros equipamentos desse modelo era suspensão modificada, freios à disco nas rodas dianteiras, scoop no capô, pintura e adesivos exclusivos e um novo volante mais esportivo.
VW Bug 2011 Hot Wheels Garage
Que carrinho lindo! Podem dizer o que for dele: que tem rodas traseiras de buggy, que é desproporcional, que é isso ou aquilo, mas todas as suas variações são disputadas à tapa! Afinal de contas ele reproduz o Fusca, um dos carros mais queridos de todos os tempos. Sinceramente não sei como ainda tem um desses sobrando na Semann... Lançado em 1989, foi projetado por Larry Wood e desde então sempre aparece na linha Hot Wheels, seja na mainline (de onde está sumido desde 2008), packs (apareceu em apenas dois) e séries especiais como a Holiday Rods (2004), Classics (2005) e Super Chromes (2006, eu tenho esse). Pela janela traseira dividida em dois, ele reproduz  a segunda geração do chamado Type 1, modelo produzido entre os anos de 1953 e 1957, equipado com motor de quatro cilindros de 1,1 litros. Esse modelo foi um dos primeiros testados pela respeitada revista automotiva norte-americana "Motor Trend", cuja matéria, em inglês, você lê aqui.
'67 Shelby GT500 2011 Hot Wheels Garage
Na minha opinião o mais bonito carrinho desse lote da Garage. Não encontrei quem foi o seu projetista, mas aposto em Phil Riehlman. Lançado em 2010, tem duas participações na mainline (2010 e 2011, com uma variação exculsiva para a Walmart) e duas em séries especiais, na Garage e na Mystery, ambas em 2011. Ele reproduz o novo modelo preparado por Carroll Shellby (1923-2012) e lançado em 1967, o GT500, que vinha equipado com um V8 big block de 7 litros e 350 hp chamado de "Police Interceptor". Em alguns modelos, Shellby ainda equipou esse verdadeiro monstro com coletor de admissão de alumínio fundido e dois carburadores quádruplos, o que elevou sua potência em mais de 10 hp. Para domar tanta potência, sua transmissão era manual de quatro velocidades, tinha suspensão reforçada, freios a disco dianteiros e pneus de 15 polegadas. Com algumas partes da carroceria em fibra de vidro, tudo isso fazia o carro ir de 0-100 km/h em 6,2 segundos e percorrer 400 metros a uma velocidade de 160 km/h.   
'63 Plymouth Belvedere 426 Max Wedge 2011 Hot Wheels Garage
Carrinho exclusivo da Garage, não consegui encontrar seu projetista, mas, da mesma forma que o GT500 acima, continuo apostando em Phil Riehlman. Ele reproduz a quinta geração do Belvedere, na qual a Chrysler apostou como diferencial principalmente a redução do tamanho com relação às gerações anteriores. Ainda com a mentalidade típica de que "o maior é melhor", os consumidores norte-americanos da década de 1960 simplesmente rejeitaram o carro. Insucesso de vendas, o Belvedere acabou por ter sucesso nas provas de arrancada justamente por conta de seu pequeno tamanho e por ser equipado com motores big block. Esse sucesso se fez sentir também na NASCAR, quando em 1964 três Belvederes chegaram nas três primeiras posições das 500 Milhas de Daytona. Essas vitórias chamaram a atenção dos consumidores e várias versões "brabas" do carro foram oferecidas, inclusive a Max Wedge, equipada com motor com câmara de combustão em forma de cunha (wedge) que possuía 420 hp.
'64 Ford Falcon Sprint 2011 Hot Wheels Garage
Carrinho de séries especiais, foi lançado em 2007 dentro da Since '68 com duas variações. Ele só possui mais uma variação dentro da linha Hot Wheels além dessa da Garage, uma na sELECTIONs de 2009. Mais um que não encontrei o projetista e que continuo apostanto em Phil Riehlman. Ele reproduz a segunda geração do Falcon, um esportivo lançado pela Ford em 1960 e que representava a "Total Performance", a imagem de esportividade que a marca desejava para os seus carros. O carro teve uma boa aceitação por parte do público, tanto que a montadora lançou o pacote Sprint, composto por um motor V8 de 4,3 litros, suspensão mais dura e escapamento esportivo. Como opcionais, o comprador tinha à disposição painel de instrumentos acolchoado, cintos de segurança (eles não eram obrigatórios naquela época), freios esportivos e porta-malas com abertura remota. O Falcon era um bom carro, mas o problema foi competir com o Mustang, muito mais barato e moderno. As vendas despencaram e nem com a opção de um motor mais pontente fizeram com que elas decolassem.
Corvette Stingray 2011 Hot Wheels Garage
Lançado em 2003, tem poucas participações na linha Hot Wheels: duas na mainline (2003 e 2004), duas em 5-packs (2006 e 2012) e quatro em séries especiais, incluindo a Garage, no caso a Hwy 35 World Racers Wave Rippers (2003), Mystery (2007) e Fourth of July Cars (2010). Mais um que não consegui achar o projetista, que acredito desta vez ser Larry Wood. Ele reproduz um carro conceito para corridas baseado na segunda geração do Corvette Stingray e por isso teve seu peso reduzido em 450 kg com relação ao modelo original. Seu motor era um V8 small block com injeção direta de combustível de 4,6 litros e 315 hp. O carro chegou a participar de algumas provas e obteve alguns bons resultados até ser modificado por seu projetista Bill Mitchell (1912-1988) como um "carro de rua" ao ser acrescentado um banco para passageiro. A partir daí participou de exposições e se tornou o carro particular de Mitchell até ser incorporado ao acervo do GM Desing Studio.

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