Tuesday, September 18, 2012

Coleção 2012, Garage #1

Você que acompanha o Carro Gitinho sabe que terça-feira não é dia de postar as novidades da coleção. Mas é preciso tirar o atraso, tanto da garagem como dos dias em que fiquei sem internet. As novidades então continuarão a ser postadas, porém, devido à grande carga de trabalho que tenho tido ultimamente, em um ritmo um pouco mais lento que no primeiro semestre. Assim sendo, as séries especiais que vinham sempre às sextas, passaram a dividir o espaço da segunda com a mainline. Vai demorar mais para dar conta de todas as novidades (só de lembrar a quantidade de carrinhos da Nostalgia que estão guardados...), mas pelo menos vai dar tempo para eu fazer o trabalho.
Chega de papo! A série mais do que especial dessa vez é a Garage. Lançada em 2009 com o nome de "Larry's Dream Garage", ela homenageava Larry Wood, considerado o maior projetista da Hot Wheels, que se aposentara em 2008. Era constituída por 20 modelos, a grande maioria projetada por Wood e outros selecionados por ele, mas todos com pintura feita pelo "mestre" em pessoa. A série mudou de nome em 2010 quando passou a se chamar apenas Garage e contou, além dos modelos de Wood, a adição de novos modelos projetados por Phil Riehlman e decorados por Wayne Scott. A coisa se manteve assim no último ano da série em 2011, quando os modelos foram divididos em subséries de montadoras que são tradicionais parceiras da Hot Wheels, no caso Ford, GM, Volkswagen, Ferrari e Mopar, a divisão esportiva da Chrysler.
Agora você, caro leitor, poderia perguntar: porque esses carrinhos, que são todos de 2011, aparecem como novidades de 2012? Se você for colecionador sabe com certeza que a distribuição da Mattel em todo o Brasil é péssima! Para se ter uma idéia, eu nunca vi a "cara" desses carrinhos em Belém. Para consegui-los, tive de recorrer à internet, mais precisamente à loja Semaan. Vamos aos carrinhos então?

'67 Ford Bronco 2011 Hot Wheels Garage
Projetado por Brendon Vetuskey, é até agora um "carrinho de séries especiais", uma vez que só tem três variações na Garage e uma na série Nose Art da Nostalgia (2012). Não é o tipo de carrinho que prefiro, mas é impossível não reparar na sua beleza. Ele reproduz o veículo off-road lançado pela Ford em 1966 com a intenção de competir com o Jeep CJ e o Scout da International Harvester. Sua pequena distância entre-eixos (cerca de 2,3 metro) logo o tornou popular para quem trafegava em terrenos difíceis. Outra característica fez do Bronco um modelo único: o fato de possuir chassis, suspensão e carroceria únicas, que não eram divididas com nenhum outro modelo da montadora. Sua motorização inicial era um seis cilindros em linha de 2,8 litros equipado com bomba de combustível, filtro de óleo e carburador preparados para as exigências do off-road. O Bronco, que também ficou famoso por seu estilo simples e sem luxos, foi um sucesso de vendas, tendo sido comercializadas quase 24 mil unidades apenas em 1966. 
'10 Ford Shelby GT500 2011 Hot Wheels Garage
Lançado na mainline em 2010, esse carrinho só possui mais esta variação dentro da linha Hot Wheels. Não encontrei referências ao seu projetista, mas eu aposto que tenha sido Brendon Vetuskey. Ele reproduz a segunda geração do carro que marcou o retorno da parceria da Ford com a Shelby depois de 37 anos em 2007. O modelo 2010 trazia mudanças com relação às versões anteriores: novas frente e painel traseiro, capô com entradas de ar e spoiler traseiro equipado com o sistema Gurney Flap, que o faz se mover automaticamente à medida que aumenta a velocidade fim de garantir maior estabilidade ao carro. Por falar em estabilidade, esta era incrementada com rodas e pneus de 19 polegadas. Como curiosidade, no interior, o comprador tinha a opção bancos decorados com as mesmas listras da pintura externa. O GT500 vinha equipado com um motor V8 de 5,4 litros e 540 hp. Apenas 2000 foram produzidos.
'66 Ford Fairlane 427 2011 Hot Wheels Garage
Projetado por Phil Riehlman, foi lançado em 2009 e desde então apareceu na mainline em 2009, 2010 e 2012, com nada menos do que três variações Walmart. Neste ano ele ainda é um dos Superized, os carrinhos que substituíram os Treasure Hunts. Já em séries especiais, sua participação se limita à Garage de 2011 com duas variações. Ele reproduz com grande exatidão a versão coupe da quinta geração deste modelo, mais precisamente uma variação especial da versão GT conhecida como "R-code", voltada para a categoria Super Stock. Equipada com o famoso V8 427 de 7 litros e 425 hp, para aguentar tanta potência ele vinha com a transmissão manual de quatro velocidades conhecida como Top Loader. Apenas 57 deles foram produzidos, sendo facilmente reconhecidos pois todos eram todos pintados de branco e tinham capôs em fibra de vidro com um grande scoop que se projetava para a frente.
Hot Bird 2011 Hot Wheels Garage
Que clássico! Um dos carrinhos mais famosos da Hot Wheels foi projetado por Larry Wood e lançado em 1978 dentro da série Flying Customs. Sua trajetória é intensa dentro da linha Hot Wheels, tendo várias aparições na mainline, packs e séries especiais como a Classics em 2006. Como curiosidade, ele já teve mais duas denominações: Captain America (veja aqui uma das duas variações de 1979 e 1980 lançadas dentro da série The Heroes) e Pontiac Firebird dentro dos 10-pack de 2007. Ele reproduz uma versão da segunda geração do Firebird, lançada em 1970, a Trans Am, equipada com o motor V8 455 de 7,5 litros e considerada um dos últimos muscle cars verdadeiros já produzidos. Em 1973, uma versão modificada desse motor, a Super Duty, foi oferecida aos consumidores com modificações como bloco de cilindros reforçado, comando de válvulas e pistões de alumínio forjado, que fizeram sua potência bater em 310 hp. Esse carro era capaz de percorrer 400 metros em 14,5 segundos a uma velocidade de quase 160 km/h.  
'73 Ford Falcon XB 2011 Hot Wheels Garage
Projetado por Rob Matthes, foi lançado em 2010 e desde então sempre vem aparecendo na linha Hot Wheels. Além da participação com duas variações na série especial Garage, o Falcon se destacou em 2012 por aparecer como um dos Superized e como integrante da nova série Mystery. O Falcon foi produzido pela Ford australiana desde 1960 mas que, com o fim de sua produção nos Estados Unidos, ganhou um projeto próprio, adaptado às condições do país. O carrinho acima reproduz a terceira geração do modelo, mais precisamente a versão XB GT, esportivo que vinha equipado com motor V8 de 5,7 litros e 300 hp, que levava o carro de 0-100 km/h em 8,1 segundos e a uma velocidade final de 193 km/h. Produzido até hoje, o Falcon, hoje em sua sétima geração, entrou para a história como um dos carros mais vendidos do mundo, com cerca de 3 milhões de unidades comercializadas quase que exclusivamente na Austrália e na Nova Zelândia.  
'67 Pontiac GTO 2011 Hot Wheels Garage
Um dos mais bonitos modelos da Hot Wheels de todos os tempos só pode ser definido assim: um clássico. Projetado por Mark Jones, foi lançado em 1997 e desde então se tornou um dos carrinhos com uma das mais extensas listas de participações na linha Hot Wheels. São tantas que não teria espaço para colocá-las aqui. Sou fã incondicional desse carrinho. Enfim, ele reproduz o GTO, aquele que, para muitos, é considerado por muitos o primeiro muscle car. Em 1967, ele foi produzido com algumas diferenças dos anos anteriores, algumas sutis como uma nova grade dianteira e novas laternas traseiras, além de novos equipamentos de segurança. Grandes modificações ocorreram na parte mecânica quando foi introduzido, de forma opcional, um novo sistema de carburadores de corpo quádruplo e alteração na taxa de compressão dos cilindros. Essas mudanças criaram o motor conhecido como "High Output", um V8 de 6,5 litros e nada menos do que 360 hp!
1969 Dodge Charger 2010 Hot Wheels Garage
Outro clássico! Projetado por Dave Weise, foi lançado em 2004 e tem várias participações na mainline e também em séries especiais para a Affinity (2004), Ultra Hots (2006) e Classics (2006). Além da óbvia beleza, sua principal característica era o fato do capô poder ser aberto, mas que, devido à crise da Mattel, deixou de existir a partir de 2011, pelo menos na mainline. Ele reproduz a segunda geração do Charger que, em 1969, trazia algumas mudanças com relação às anteriores no exterior (nova grade e laternas traseiras) e no acabamento com a opção da luxuosa versão Special Edition, que incluía volante e painel em madeira, bancos em couro e molduras dos instrumentos cromada. Contudo, a versão mais procurada ainda era a R/T, equipada com o motor 440 Magnum, um V8 de 7,2 litros e 375 hp. Um Charger 1969 laranja ficou famoso por estrelar (isso mesmo, estrelar, pois era a única coisa que prestava no programa) a série "Os Gatões" (uma tradução horrível para The Dukes of Hazzard, exibida entre 1979-1985). Mais recentemente, um sinistro Charger preto fosco pilotado por um psicopata vivido por Kurt Russell apareceu com destaque no filme "À Prova de Morte" (Death Proof, 2007), dirigido por Quentin Tarantino.
Custom '69 Volkswagen Squareback 2011 Hot Wheels Garage
Não encontrei referência ao seu projetista, porém eu arrisco que este tenha sido Phil Riehlman. Lançado em 2010, ele é aquilo que chamo de "carrinho de séries especiais", pois até agora, além da Garage, só tem participação na Slick Ride Series (2010), série composta exclusivamente por furgões e caminhões "de entrega" decorados com marcas famosas de autopeças e de doces. Só comprei esse carrinho por conta de ser um Volkswagen que tem sua história relacionada com o Brasil, pois se fosse pela decoração horrível teria passado longr. Enfim, ele reproduz um dos modelos do chamado VW Type 3, lançado no Geneva Auto Show em 1960 com três opções de carroceria: a notchback, o coupe Karmann Ghia e a station wagon Variant (conhecida nos Estados Unidos como Squareback). Todos eles estavam equipados com o motor quatro cilindros de 1,5 litros e 53hp. Outra de suas características marcantes era o compartimento de bagagens localizado sob o capô, uma vez que o motor estava instalado na traseira. 
'71 Dodge Demon 2011 Hot Wheels Garage
Projetado por Phil Riehlman, este carrinho foi lançado em 2009 e desde então marca presença na mainline (2011 com duas variações para as lojas Walmart e Kmart, e 2012, com mais uma para a Walmart). Sua única participação em séries especiais é justamente essa variação acima da Garage em 2011. Ele reproduz o modelo dentro de uma nova perspectiva no segmento dos muscle cars no início da década de 1970 que foi a de pequenos carros com grandes motores. Como derivava de um modelo maior, no caso o Dart, o Demon tinha um cofre capaz de comportar um motor big block que, aliado ao seu baixo peso e ao seu baixo preço, o tornaram uma interessante alternativa para quem queria um muscle car sem gastar muito. Sua motorização básica era um fraco seis cilindros em linha, mas havia a opção de equipá-lo com um V8 de 6,3 litros e 275 hp. Essa versão, chamada de Demon 340, foi testada pela revista Road Test que declarou que o carro mudava "de personalidade em um instante", pois "quando você amassa o acelerador, é melhor se segurar e tomar cuidado!".

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