Monday, June 18, 2012

Fire Wheels #10

Finalmente acabou! A coleção chegou ao seu 3000º carrinho e espero que nunca pare de crescer. O desafio agora é o armazenamento. Qualquer dia desses posto aqui o que eu fiz para guardar toda essa patota. Outro grande desafio é contornar as críticas de minha mulher, sempre falando "não sei pra que tanto carrinho...", ou então "Mais Hot Wheels!? Qualquer dia desses a gente vai ter de sair de casa para esses carrinhos entrarem". O engraçado é que quando ela viu a Deco Delivery da Nostalgia decorado com as cores da Mulher-Maravilha ela literalmente tomou o carrinho de mim e não quis devolver. E ela ainda diz que o Tumbler também é dela. É dela mesmo, mas só em sonho claro!

Turbo Streak 1996 Hot Wheels #470
Segunda variação da remessa deste carrinhos de corridas projetado por Larry Wood e lançado em 1983 dentro da série Hot Ones. Já em 1985, dentro da série especial Real Riders, foi chamado de Black Lightining, denominação que se repetiria em mais duas variações, uma promocional da Kellogs e um da mainline de 1987. Apareceu por seis vezes da mainline (1983, 1987, 1988, 1991, 1994 e 1996), sendo esta variação acima justamente sua última participação. Já em séries especiais, destacou-se como um dos modelos de conveção de 1988 e do pack especial History of Hot Wheels Racing III, de 1998. Além disso, o Turbo Streak se destacou como modelo promocional para várias marcas como a já citada Kellogs, Aquafresh, Gulf, Shell e Union 76.
Dodge Viper RT/10 1997 Gold Medal Speed
Também a segunda variação deste clássico moderno presente nesta remessa. Lançado em 1993, esteve presente na mainline (foi um dos T-Hunts de 1996), séries especiais, packs e conjuntos desde então. Sua última participação (pintado com um horrível esquema de cores) na linha Hot Wheels foi na série Cars of the Decades de 2011. Ele reproduz a primeira geração do Viper, cujo primeiro protótipo começou a ser testado em 1989 e apresentado ao público como pace-car das 500 Milhas de Indianápolis de 1991. O foco do carro desde o início foi o motor, derivado do Chrysler LA, um V10 que equipava os caminhões da marca. Como ele era muito pesado, a Lamborghini - então controlada pela Chrysler - fez uma versão com o bloco de alumínio. O resultado foi um motor de 8 litros e 400hp, e com um torque absurdo (o que o tornava muito difícil de controlar), capaz de levar o Viper de 0-100 km/h em 4,6 segundos, alcançar a velocidade final de 264 km/h e percorrer o 1/4 de milha em 12,9 segundos a 183 km/h. 
T-Bird Stocker 2000 Hot Wheels #194
Esta foi a última das três opções de carroceria projetada por Larry Wood para o T-Bird Stocker. Lançada em 1997 dentro da série Pro Racing, ela apareceu na mainline em 1999 já como um dos T-Hunts daquele ano. Teve apenas mais três variações (2000, 2002 e 2005) na mainline, aparecendo ainda em quatro 5-packs (2000 por duas vezes, 2001 e 2007), além de lançadores e sets de pistas. Por ter sido lançado em 1997, acredito que reproduza a última versão do Thunderbird a competir na NASCAR antes de ser substituído pelo Taurus no ano seguinte. Com algumas modificações aerodinâmicas importantes, os Thunderbirds tiveram grande sucesso na categoria nas mãos de pilotos como Bill Elliott e Davey Allison, sendo um dos primeiros carros a vencer a barreira das 200 mph (321 km/h) em uma sessão de treino no circuito de Talladega.  
Twin Mill II 2006 Hot Whees #134
O Twin Mill II foi um carrinho que durante muito tempo foi desprezado por mim, mas agora a pressa de recuperar a tempo perdido me faz cometer mancadas como essa, de comprá-lo duas vezes. Menos mal que eles sejam equipados com modelos de rodas diferentes, no caso as 5SP (à esquerda) e Y5. Projetado por Bruce Baur e lançado em 1993, ele é uma releitura de um dos maiores clássicos de todos os tempos da Hot Wheels, o Twin Mill, projetado por Ira Gilford e lançado na mainline em 1969. Seu projeto é fácil de ser reconhecido: dois motores gêmeos (de onde vem o "twin" do nome) com o cockpit bem recuado. Realmente um clássico.
Wheel Loader 2000 Virtual Collection
Projetado por Larry Wood, foi lançado em 1980 com o nome de CAT Wheel Loader, sendo o "CAT" a óbvia abreviação para Caterpillar, famosa montadora norte-americana de tratores e veículos pesados. Suas primeiras variações inclusive vinham pintadas de amarelo, cor característica da marca. Este carrinho começou sua trajetória dentro da linha Hot Wheels na série Workhorses que, quando terminou em 1989, fez este carrinho mudar de nome, tendo sido retirado o "CAT". Tem dez participações na mainline (1980, 1982, 1986, 1989, 1990, 1992, 1998, 2000, 2001 e 2002), além de dois 5-packs (2010 e 2011), justamente suas últimas aparições na linha. Sua única participação em série especial aconteceu em 1997, quando integrou a Caterpillar Action Machines. O interessante é que ele reproduz um veículo real, o Caterpillar 996C, lançado em 1967 e que em 1971 chegou a ser produzido no Brasil. Era equipado com um motor seis cilindros de 170 hp de potência no volante, transmissão de quatro velocidades e tração nas quatro rodas.   
Zender Fact 4 1996 Hot Whees #454
Projetado por Larry Wood, foi lançado em 1991 e acumula inúmeras participações na mainline, 5-packs e algumas variações especiais de menor monta como, por exemplo, variações promocionais para a Shell (1994), Hormel Chili (1995) e Union 76 (1996). Sua última participação na linha Hot Wheels foi em 2009, quando integrou a série Happy Birthday. Reproduz o avançado supercarro apresentado nos salões europeus em 1999, que vinha equipado com um motor V8 da Audi montado na posição central, bi-turbinado, com 448 hp e transmissão manual de cinco velocidades. Com carroceria de fibra de carbono (material cujo alto custo foi um dos fatores que inviabilizou a comercialização do carro), o Fact 4 era bastante leve o que, consequentemente, auxiliava seu desempenho, estimado em 0-100 km/h em 4,3 segundos e 314 km/h de velocidade final.
Ultra Rage 2011 Track Stars #15
Um dos poucos dessa postagem a vir encartelado. Não é antigo, como o restante da remessa, e nem tem foto original. Explico: nunca sobrava dinheiro para pegá-lo, então eu aproveitei que ele estava na promoção na Fire Wheels e comprei. Com relação à foto, simplesmente esqueci de tirá-la e o acabei guardando. Quando lembrei que ele havia ficado de fora, e o esforço que seria para procurá-lo na caixa onde está guardado, resolvi pegar uma foto da internet mesmo. O Ultra Rage é um design original da Hot Wheels e é um modelo que podemos chamar de "carrinho de pista", ou seja, com chassis de metal e carroceria de plástico cujas variações são lançadas apenas em sets ou então na série Track Stars. Isso pode ser comprovado pelo histórico de suas aparições na linha Hot Wheels: lançado em 2007 dentro da série First Editions, só tem mais três variações, exatamente uma em set (2008) e duas na Track Stars (2009 e 2011). Mas eu gosto desse protótipo - tanto que só não tenho a variação do set - especialmente por conta de sua cobertura de vidro e as grandes entradas de ar laterais.

0 comments:

Post a Comment