Monday, May 28, 2012

Fire Wheels #8

Eis mais uma leva da remessa recebida via Fire Wheels. São tantos que eu acho que só vai acabar em julho! Conferir essas postagens é uma boa chance de ver como eram os Hot Wheels na década de 1990 e perceber como hoje os carrinhos melhoraram muito. Sinceramente, se não fosse pela idade e pela raridade - e pelo preço, lógico - eu nunca compraria alguns carrinhos como esses. Não que eles sejam feios, apenas minha coleção segue outro padrão. Concluindo: estou rumando ao 3000º carrinho, sempre de olho nas novidades mas também nas antiguidades:

So Fine 2001 Hot Wheels #168
Um dos únicos carrinhos dessa remessa a virem na cartela, foi projetado por Gary Saffer e lançado 2000. Acumula poucas participações na mainline (2000, 2001, 2002, 2007 e 2008), com destaque para 2001, quando foi um dos T-Hunts. Participou de 5-packs (2003, 2010 e 2011) além de séries especiais como uma linda variação decorada como carro do Sr. Frio em um pack do Batman (2005) e, mais recentemente com quatro variações dentro da série Garage (2009). Saffer buscou inspiração para criá-lo em um clássico, o Buick 1951, cujas características são a grande grade dianteira, as famosas VentiPorts localizadas atrás das rodas dianteiras e as várias opções de carroceria que incluíam sedans duas portas (notchbacks) com diferença no acabamento e um conversível, logo descontinuado em favor de uma versão com teto solar (ragtop). Outro elemento característico desse carro foi o seu motor V8 apelidado de "nailhead" (cabeça de prego) por ser pequeno e com suas válvulas com atracação vertical que facilitavam a manutenção, sendo por isso muito apreciados pelos preparadores de hot rods.
Power Pistons 2001 Hot Wheels #154
Segunda variação dessa remessa desse "protótipo" projetado por Terry Choy, lançado em 1995 com 12 variações (eu tenho uma, também adquirida na Fire Wheels), sendo que duas delas vieram com o nome errado na cartela, no caso Power Rocket. Sua composição de chassis de metal e carroceria de plástico tornaram o Power Pistons ideal para pistas e lançadores, além de ter sido figurinha carimbada também em 5-packs, onde apareceu por (1999, 2000, 2001, 2004, 2006, 2008 e 2011). Ao todo, tenho oito variações dele na minha coleção.
Road Rocket 2001 Hot Wheels #102
Lançado em 1996, foi o segundo, e ao que parece o último projeto de Terry Choy na linha Hot Wheels. O Road Rocket, tal como o Power Pistons, é o que podemos chamar de "carro de pista", pois só foi produzido com a típica combinação de chassis de metal e carroceria de plástico. A característica marcante desse carrinho é justamente a cobertura basculante transparente mostrada na foto. Mais "estrambólico" do que propriamente um "protótipo", não tem tantas variações como o Power Pistons, participando da mainline por apenas seis vezes (1996, 1997, 1998, 2001, 2004 e 2006), mas sendo, em compensação, um dos T-Hunts de 1998. Também participou de 5-packs (1998 por duas vezes, 2001, 2002 e 2009), conjunto de lançadores e pistas e algumas séries especiais com destaque para a HWY 35 World Race Street Breed de 2003 (confira essa variação aqui) e a Mystery em 2007.
Sling Shot 2002 First Editions #38
Um dos poucos Hot Wheels projetados por Nathan Proch, foi lançado em 2002. Sua trajetória na linha Hot Wheels é marcada por poucas participações na mainline (2002, 2004, 2006, 2008, 2011 e 2012) e muitas em pistas (2003, 2004 por três vezes e 2009) e conjuntos como o Truckin' Transport (2004) e packs. Participou ainda de séries especiais como a HWY 35 World Race Street Breed de 2003, onde apareceu em quatro variações. É sem dúvida um "protótipo" bastante avançado, com cockpit em bolha e um grande motor traseiro.
Honda Spocket 2002 First Editions #08
Prohetado por Phil Riehlman, foi lançado em 2002 e tem vida curtíssima dentro da linha Hot Wheels com apenas duas participações na mainline (2002 e 2006) e uma em um 5-pack (2007). Ele reproduz o carro-conceito lançado pela Honda no Great Los Angeles Auto Show de 2000 com a proposta de ser, ao mesmo tempo, três carros em um só. Tudo isso graças ao toque do botão que acionava o teto: para trás, o Spocket virava um conversível; para frente dois assentos retráteis o transformavam em um coupe; a terceira opção fazia o carro virar pick-up, versão reproduzida pelo carrinho acima. Completavam o conjunto pneus aro 19, portas com abertura vertical estilo Lamborghini e tração integral. Sua motorização era híbrida, ou seja, com motor à combustão de quatro cilindros para as rodas dianteiras e dois elétricos para as traseiras, e estava equipado com câmbio de cinco velocidades acionado por borboletas no volante. O interior também era inovador sendo completamente à prova d'água e equipado com GPS, câmeras que tinham suas imagens projetadas no pára-brisas (HUD).
Speed Blaster 1995 Models Series #01
Esta é uma das 14 (!) variações deste carrinho lançadas em 1995 a quando de sua primeira aparição oficial na mainline já denominado Speed Blaster. Antes, ele já tivera três nomes diferentes: em 1991, Back Burner e Sonic Special; em 1993, Dragon Wagon. Projetado por Larry Wood, este protótipo teve nove participações na mainline (1995, 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003, 2004, e 2005) e apenas uma em 5-packs (1998) e duas em pistas (2001 e 2003). Está "desaparecido" da linha Hot Wheels desde 2005. A variação acima, se não for rara é pelo menos diferente, principalmente pelo tom cor-de-rosa de seus cromados e pelas rodas Ultra Hots (UH).
Twin Mill II 1993 Hot Wheels
Carrinho histórico da coleção, já que é a primeira variação do Twin Mill II na linha Hot Wheels. Ele reproduz a releitura feita por Bruce Baur de um dos maiores clássicos da Hot Wheels, o Twin Mill, projetado por Ira Gilford e lançado em 1969. Nele estão presentes as características marcantes do projeto original: dois grandes motores V8 instalados à frente do cockpit, que está bem deslocado para a parte traseira do carrinho. Tem dez participações na mainline (1993, 1995 por duas vezes, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2006), duas em 5-packs (1998 e 2003) e duas em séries especiais (1996 e 2002). "Desapareceu" da mainline em 2006, talvez já para ser substituído pela terceira geração do Twin Mill lançada em 2008. Essa variação inicial se destaca pela cor amarela fluorescente comum no início da década de 1990 e pelas rodas Ultra Hots. 
Turbo Streak 1994 Hot Wheels
Lançado em 1983, foi projetado por Larry Wood e teve sete participações na mainline (1983, 1985, 1987, 1988, 1991, 1994 e 1996), onde em 1985 e 1987 foi chamado de Black Lightining. Participou ainda de algumas séries especiais de menor monta, destacando-se mesmo como carrinho promocional de várias marcas ligadas ao autmobilismo como Gulf, Shell e Union 76. Pesquisando sobre o Turbo Streak na internet, fiquei na dúvida se ele é um carro de Formula 1 ou da Indy. A princípio tendi a acreditar que era da Indy, afinal de contas é uma das mais importantes categorias norte-americanas. Contudo, ao ver sua primeira variação, percebi que ela vinha com adesivos de tradicionais patrocinadores da F1, no caso a ELF e a Michelin. Olhando fotos dos carros das duas categorias em 1983, ano de lançamento do Turbo Streak, percebi que em sua maioria os carros da Indy não tinham o motor exposto e os da F1 tinham (confira imagens do carro do Newman-Haas Mario Andretti e da Ferrari de René Arnoux, respectivamente aqui e aqui). Mas como isso não era uma regra, ainda tenho dúvidas. Enfim, os destaques da variação acima são a cor fluorescente e as rodas BW. 
Dodge Viper RT/10 1995 Gold Medal Speed
Outra raridade que chegou na remessa é este Viper, principalmente por causa da cor e das rodas Ultra Hots. Lançado em 1993, se fez bastante presente na mainline - sendo um dos T-Hunts de 1996 -, séries especiais, packs, pistas, lançadores e como carrinho promocional. Na década seguinte, em compensação, esteve apenas uma vez na mainline (2001) e várias vezes em séries diversas até sua última aparição na Cars of the Decades (2011). Reproduz o modelo que resgatou o passado dos muscle cars, inclusive porque sua primeira inspiração foi um dos maiores deles, o Shelby Cobra. Seu desenvolvimento começou em 1989, quando a Chrysler pediu a Lamborghini, então sua subsidiária, para produzir alguns blocos em alumínio do motor Chrysler V10 de caminhão. A partir da chegada dos motores, Lee Iacocca, o presidente da Chrysler autorizou sua produção. A partir daí o processo de produção foi muito rápido desde que, em maio de 1991, Carroll Shelby pilotou uma versão de pré-produção como pace-car nas 500 Milhas de Indianápolis, pois já em novembro as primeiras unidades foram produzidas para serem comercializadas em janeiro de 1992.
Corvette Stingray III 1997 Hot Wheels #595
Mais um modelo lançado na série especial relativa ao filme "O Demolidor" (Demolition Man, 1994), que já foi tema de postagem especial no blog (confira pela enésima vez aqui). Teve apenas seis participações na mainline (1993, 1997, 1998, 2001, 2002 e 2004), sendo um dos T-Hunts de 1998. Participou apenas uma vez de séries especiais (2000), além de pistas, packs e lançadores. Para mim, a única decepção dessa remessa pois não sei como a Hot Wheels conseguiu enfeiar tanto um carro tão bonito. O carrinho é desajeitado e todo torto. Não compro mais. Enfim, ele definitivamente NÃO consegue reproduzir o bonito carro-conceito apresentado no Salão do Automóvel de Detroit de 1992, um projeto original mas com uma clara inspiração nos Corvette da década de 1960. Tinha como características inovadoras o fato de ser construído em fibra de carbono, joysitck no lugar do volante, pedais ajustáveis e um pára-brisa muito, mas muito inclinado para diminuir o arrasto aerodinâmico. Era equipado com um motor LT-1 V8 de 300 hp. A Chevrolet considerou seriamente produzi-lo em série, mas desistiu.

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